A laicidade no discurso jornalístico de Cecília Meireles: imagens da década de 1930
Palabras clave:
Laicidade, Discurso jornalístico, EducaçãoResumen
O texto objetiva refletir sobre o princípio da laicidade na educação, que Cecília Meireles
defendeu ao atuar como jornalista, no período de 1930 a 1933, no matutino carioca Diário
de Notícias. Nesse espaço jornalístico difundiu ideais da Escola Nova, polemizando com
Francisco Campos, Getúlio Vargas e outros políticos. Ao nos debruçar sobre o espaço de
experiências intelectuais constituído por essa signatária conseguimos dialogar com o
horizonte de expectativas que a atuação estratégica no jornalismo possibilitou à educadora,
que buscava em suas crônicas lutar por um lugar para a criança diversa nos discursos
educacionais que atravessavam as Conferências de Educação. Nesse ínterim podemos
afirmar que a poética sagaz de Cecília instigava [e ainda instiga] os leitores a pensar a
escola numa perspectiva de complementaridade sobre o processo de consolidação de
práticas laicas que ensinassem e, ao mesmo tempo, instruíssem.
Descargas
Citas
(Trad. Brasileira de L’Enfant et la Vie Familiale dans I’Ancien Regime, 1960), 1997.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história
da cultura. S. P.: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus,
1984.
ROCHA, Marlos B. Mendes da. 2010. Os tempos diferenciais da modernidade educacional:
esboço de um estudo comparativo Brasil / Argentina. Educação em Foco. Juiz de Fora:
Editora UFJF. v. 15, nº02. Set 2010/fev 2011. p.175-
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens Entrecruzadas de Infância e de Produção
de Conhecimento Histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de;
DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (Orgs). Por uma cultura da
infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados,
2002, p. 49 – 68.
LARROSA, Jorge. O enigma da Infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In:
_______, tradução de Alfredo Veiga-Neto. Pedagogia Profana: danças, piruetas e
mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 183 – 198.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da Infância:
reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2005.
MAGALDI, Ana Maria B. de Mello. Cera a modelar ou riqueza a preservar: A infância nos
debates educacionais brasileiros (anos 1920-30). In: GONDRA, José Gonçalves (Org.).
História, Infância e Escolarização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002, p.60 - 80.
_______. A poesia no mundo: Educando educadores. In: NEVES, Margarida S.; LOBO,
Yolanda L e MIGNOT, Ana Chrystina V. Cecília Meireles: A poética da educação. Rio de
Janeiro: PUC/Loyola, 2001, p. 133 – 147.
_______. Comentários. In: Página de Educação, Diário de Notícias, Rio de Janeiro,
jun./1930 a jan./1933.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Porto (Portugal): Rés-Editora, 2010.
ROCHA, Marlos B. Mendes da. Matrizes da Modernidade Republicana: cultura política e
pensamento educacional no Brasil. Campinas, SP: Autores associados: Brasília, DF: Plano,
2004.
SARMENTO, Manuel J. e PINTO, Manuel. A globalização e a infância: Impactos na
condição social e na escolaridade. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História Social
da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International