A laicidade no discurso jornalístico de Cecília Meireles: imagens da década de 1930

Autores/as

  • Rosângela Veiga Júlio Ferreira
  • Jeniffer de Souza Faria

Palabras clave:

Laicidade, Discurso jornalístico, Educação

Resumen

O texto objetiva refletir sobre o princípio da laicidade na educação, que Cecília Meireles
defendeu ao atuar como jornalista, no período de 1930 a 1933, no matutino carioca Diário
de Notícias. Nesse espaço jornalístico difundiu ideais da Escola Nova, polemizando com
Francisco Campos, Getúlio Vargas e outros políticos. Ao nos debruçar sobre o espaço de
experiências intelectuais constituído por essa signatária conseguimos dialogar com o
horizonte de expectativas que a atuação estratégica no jornalismo possibilitou à educadora,
que buscava em suas crônicas lutar por um lugar para a criança diversa nos discursos
educacionais que atravessavam as Conferências de Educação. Nesse ínterim podemos
afirmar que a poética sagaz de Cecília instigava [e ainda instiga] os leitores a pensar a
escola numa perspectiva de complementaridade sobre o processo de consolidação de
práticas laicas que ensinassem e, ao mesmo tempo, instruíssem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARIÈS, Philippe. História Social da Infância e da Família. Rio de janeiro: Zahar Editora
(Trad. Brasileira de L’Enfant et la Vie Familiale dans I’Ancien Regime, 1960), 1997.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história
da cultura. S. P.: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus,
1984.
ROCHA, Marlos B. Mendes da. 2010. Os tempos diferenciais da modernidade educacional:
esboço de um estudo comparativo Brasil / Argentina. Educação em Foco. Juiz de Fora:
Editora UFJF. v. 15, nº02. Set 2010/fev 2011. p.175-
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens Entrecruzadas de Infância e de Produção
de Conhecimento Histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de;
DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (Orgs). Por uma cultura da
infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados,
2002, p. 49 – 68.
LARROSA, Jorge. O enigma da Infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In:
_______, tradução de Alfredo Veiga-Neto. Pedagogia Profana: danças, piruetas e
mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 183 – 198.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da Infância:
reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2005.
MAGALDI, Ana Maria B. de Mello. Cera a modelar ou riqueza a preservar: A infância nos
debates educacionais brasileiros (anos 1920-30). In: GONDRA, José Gonçalves (Org.).
História, Infância e Escolarização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002, p.60 - 80.
_______. A poesia no mundo: Educando educadores. In: NEVES, Margarida S.; LOBO,
Yolanda L e MIGNOT, Ana Chrystina V. Cecília Meireles: A poética da educação. Rio de
Janeiro: PUC/Loyola, 2001, p. 133 – 147.
_______. Comentários. In: Página de Educação, Diário de Notícias, Rio de Janeiro,
jun./1930 a jan./1933.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Porto (Portugal): Rés-Editora, 2010.
ROCHA, Marlos B. Mendes da. Matrizes da Modernidade Republicana: cultura política e
pensamento educacional no Brasil. Campinas, SP: Autores associados: Brasília, DF: Plano,
2004.
SARMENTO, Manuel J. e PINTO, Manuel. A globalização e a infância: Impactos na
condição social e na escolaridade. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História Social
da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

Cómo citar

VEIGA JÚLIO FERREIRA, R.; DE SOUZA FARIA, J. A laicidade no discurso jornalístico de Cecília Meireles: imagens da década de 1930. Sacrilegens , [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26495. Acesso em: 22 nov. 2024.