A Assembléia de Deus e o Movimento Pentecostal na cidade de Imperatriz (1952-2002): História, Memória e Identidade Cultural
Palabras clave:
pentecostalismo, Assembleia de Deus, Imperatriz, identidade cultural, protestantismoResumen
Este artigo analisa a história da Igreja Assembléia de Deus na cidade de Imperatriz, localizada no sudoeste do Estado do Maranhão, a partir da perspectiva da construção de uma identidade cultural liderada por essa instituição no decorrer de meio século, de 1952-2002. Parte-se de uma investigação do crescimento econômico e demográfico da cidade com a construção de estradas federais, quando essa igreja passa a atuar com maior vigor na região. Estuda-se suas práticas e sua relação com uma memória histórica fortemente impregnada em suas representações.
Descargas
Citas
BARROS, Edelvira Marques de Moraes. Imperatriz: memória e registro. Imperatriz: Ética Editora, 1986.
BÍLBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida, revista e atualizada. São Paulo: Mundo Cristão, 1994.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir (orgs.). Representações: contribuição a um debate interdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000.
CORTEN, André. Os Pobres e o Espírito Santo: o pentecostalismo no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
CASTELLS, Manuel. O Poder da identidade. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FERNANDES, Rubem César; DA MATTA, Roberto et al. Brasil & EUA: Religião e identidade nacional. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FRANKLIN, Adalberto. Breve História de Imperatriz. Imperatriz: Ética, 2005
FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto et. al. Nem Anjos nem Demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997.
NETO, José Querino Tavares. Elementos do Poder no Protestantismo Brasileiro. In: Caminhos. v.1, n.2. Goiânia: Editora da UCG, 2003.
PASSOS, João Décio. Pentecostalismo e Modernidade: conceitos sociológicos e religião popular metropolitana. In: http://www.pucsp.br/nures/revista2/artigos_joao_decio.pdf. Acesso em 27/06/2008.
SANCHES, Edmilson (org.) Enciclopédia de Imperatriz. Imperatriz: Instituto Imperatriz, 2002.
SANTOS, Lyndon de Araújo. Os sentidos da Protestantização na Primeira República Brasileira. In: Fragmentos de Cultura. v. 16, n. 3. Goiânia: Editora da UCG, 2006.
SILVA, Gilvan Ventura da; NADER, Maria Beatriz.; FRANCO, Sebastião Pimentel. (orgs.). As identidades no tempo: ensaios de gênero, etnia e religião. Vitória: EDUFES, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
SOUSA, Bertone de Oliveira. Protestantismo: das raízes na Europa à expansão em Imperatriz. Imperatriz: Ética Editora, 2007.
SWAIN, Tânia Navarro (org.). História no Plural. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International