Religião, educação e futuro: práticas escolares desafiadas pelo pluralismo, laicidade e intolerância

Autores

  • Marselha Evangelista de Souza
  • Geovane Lopes de Oliveira
  • Jorge William Falcão Junior
  • Robson César Durão
  • Laíne Tavares Miranda
  • Clera de Faria Barbosa Cunha
  • Claudia de Faria Barbosa
  • Marcos Porto Freitas da Rocha
  • José Geraldo da Rocha
  • Antônio José de Figueiredo Pinto
  • Túlio Fernandes Brum de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2018.v15.27057

Palavras-chave:

Religião, Educação, Desafio

Resumo

Este grupo de trabalho pretende debater os pontos de interface entre religião e educação tendo como background, o futuro. Pensamos no futuro não somente pela necessidade de estar em consonância com a temática deste evento, mas, sobretudo para assinalar a identidade que o Ensino Religioso (ER) vem assumindo nos últimos anos, fruto de discussões em grupos de trabalho e produções científicas que vem se dedicando incessantemente ao debate de questões como o lugar do Ensino Religioso na educação básica, a sua  justificativa e relevância enquanto componente curricular e, por fim, a sua formulação curricular na BNCC. Por esses motivos, o momento atual faz-se oportuno para pensar nos rumos do ER tendo em vista os desafios de uma sociedade plural, laica e muitas vezes intolerante. Esses são pontos de interface importantes na medida em que apontam para o futuro, mas que ao mesmo tempo impõem no presente desafios aos profissionais da educação que necessitam, por sua vez, de instrumentalização qualificada para o trabalho com este componente pedagógico. Neste sentido, este grupo de trabalho pretende abarcar comunicações que problematizem tanto os aspectos de ordem epistemológica quanto aqueles de ordem metodológica relacionados à abordagem da religião no espaço escolar da educação básica enquanto mais uma faceta do conhecimento que ajuda a explicar a realidade.

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Como Citar

EVANGELISTA DE SOUZA, M. .; LOPES DE OLIVEIRA, G. .; FALCÃO JUNIOR, J. W. .; DURÃO, R. C. .; TAVARES MIRANDA, L. .; DE FARIA BARBOSA CUNHA, C. .; DE FARIA BARBOSA, C. .; PORTO FREITAS DA ROCHA, M. .; DA ROCHA, J. G. .; DE FIGUEIREDO PINTO, A. J. .; FERNANDES BRUM DE TOLEDO, T. . Religião, educação e futuro: práticas escolares desafiadas pelo pluralismo, laicidade e intolerância. Sacrilegens , [S. l.], v. 15, n. 2, 2018. DOI: 10.34019/2237-6151.2018.v15.27057. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/27057. Acesso em: 19 abr. 2024.