Ensino Religioso à luz de um novo paradigma
pensamento complexo e transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2023.v20.41355Palavras-chave:
Ensino religioso. Paradigma. Complexidade. Transdisciplinaridade.Resumo
O artigo propõe aproximar o ensino religioso, enquanto componente curricular do ensino básico, com um novo modelo paradigmático apoiado nas teorias da complexidade do seu principal expoente, Edgar Morin; e, o método transdisciplinar desenvolvido pelo físico e filósofo Basarab Niolescu. O objetivo é apresentar ao leitor algumas considerações à luz deste novo modelo paradigmático que ajude a repensar o ensino religioso a partir de uma nova epistemologia e metodologia capaz de resgatar a relação do sujeito com o objeto; capaz de religar os saberes; e, transformar o conhecimento religioso em conhecimento pertinente. Os pressupostos oferecem ao ensino religioso novos caminhos para prática educativa, superando antigos modelos de ensino que mantêm lógicas de dominação e reprodução da intolerância religiosa.
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