Ensino Religioso à luz de um novo paradigma

pensamento complexo e transdisciplinar

Autores

  • Romário Evangelista UFPB
  • Gilbraz Aragão

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2023.v20.41355

Palavras-chave:

Ensino religioso. Paradigma. Complexidade. Transdisciplinaridade.

Resumo

O artigo propõe aproximar o ensino religioso, enquanto componente curricular do ensino básico, com um novo modelo paradigmático apoiado nas teorias da complexidade do seu principal expoente, Edgar Morin; e, o método transdisciplinar desenvolvido pelo físico e filósofo Basarab Niolescu. O objetivo é apresentar ao leitor algumas considerações à luz deste novo modelo paradigmático que ajude a repensar o ensino religioso a partir de uma nova epistemologia e metodologia capaz de resgatar a relação do sujeito com o objeto; capaz de religar os saberes; e, transformar o conhecimento religioso em conhecimento pertinente. Os pressupostos oferecem ao ensino religioso novos caminhos para prática educativa, superando antigos modelos de ensino que mantêm lógicas de dominação e reprodução da intolerância religiosa.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

EVANGELISTA, R.; ARAGÃO , G. . Ensino Religioso à luz de um novo paradigma: pensamento complexo e transdisciplinar. Sacrilegens , [S. l.], v. 20, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2237-6151.2023.v20.41355. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/41355. Acesso em: 4 mar. 2024.