Ciência da Religião como educação superior:

aspectos históricos, educacionais e científicos

Autores

  • Claudia Aparecida Santos Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2022.v19.38928

Palavras-chave:

Ciência da Religião, Educação Superior, História, Educação, Ciência

Resumo

Partindo do pressuposto de que conhecer a história da Ciência da Religião pode ajudar a entender os problemas e os desafios enfrentados pela área, este artigo, através da revisão de literatura especializada, apresenta a história da constituição e implementação dos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. Sem querer reconstruir pontualmente toda história, enfatizou-se o caráter educacional da área através de legislações, diretrizes e documentos específicos a fim de elucidar as exigências e as regulamentações, bem como a sua finalidade e objetivos como educação superior. O que se constatou foi que tal como não há educação sem ciência e ciência sem educação tampouco ensino sem pesquisa e vice-versa, conhecer a história dos estudos de religião e a história da Ciência da Religião é fundamental para o fazer ciência da religião.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

SANTOS OLIVEIRA, C. A. Ciência da Religião como educação superior: : aspectos históricos, educacionais e científicos. Sacrilegens , [S. l.], v. 19, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/2237-6151.2022.v19.38928. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/38928. Acesso em: 18 abr. 2024.