A intolerância religiosa e o preconceito racial nas escolas:
reflexões sobre a importância da atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.27169Palavras-chave:
Educação, Preconceito racial, Preconceito religioso, Sociedade, DiversidadeResumo
Este artigo tem por objetivo central discutir a atuação dos professores em relação preconceito religioso presente nas escolas, principalmente contra religiões de matriz africana e seus adeptos. Para tal, abordamos a atividade dos movimentos relacionados à negritude e suas contribuições além de apontarmos o papel essencial que o professor exerce no Âmbito educacional a fim de dirimir as perspectivas preconceituosas nesse espaço, que deve promover a pluralidade, respeito e liberdade. O preconceito deve ser mitigado em todos os setores da sociedade e, principalmente, nos ambientes educacionais, visto que novos cidadãos sairão desses espaços para atuar na sociedade e não há mais tempo nem espaço para mantermos um sistema social baseado em hierarquização de credos.
Downloads
Referências
BOMFIM, Evandro Luiz Soares; NASCIMENTO, Aleksandro de Jesus. A religião e o preconceito na escola. Revista Eletrônica dos Discentes da Faculdade Eça de Queiroz. 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão Final. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em 24 jun. 2019.
______. Diversidade religiosa é marca da população brasileira. 2018. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/01/diversidade-religiosa-e-marca-da-populacao-brasileira>. Acesso em: 24 jun. 2019.
______. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 20 jun. 2019.
BUTTER, David. Entenda o que é proselitismo, palavra usada pelo Papa. 2007. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/PapanoBrasil/0,,MUL35876-8524,00.ht ml>. Acesso em: 26 jun. 2019.
COSTA, Renata Silva da. Apontamentos sobre preconceito religioso na escola. In: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Ricardo Henriques. (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal no. 10.639/03. Ed. Brasília: SECAD/MEC, 2005, v., p. 39-62.
JUNIOR, Henrique Cunha. Candomblés: como abordar esta cultura na escola. Revista Espaço Acadêmico n° 102: novembro de 2009
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 16. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
TEIXEIRA, F. . O campo religioso brasileiro na ciranda dos dados. Revista do Instituto Humanitas Unisinos(400). 2012.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.23, p. 156-168, mai./ago. 2003.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares: Representações e imprecisões na literatura didática. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf>. Acesso em 21 jun. 2019.
SANTOS, Babalawô Ivanir dos et al. Intolerância Religiosa no Brasil - Relatório e Balanço. 2016. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2018/08/relatorio-final-port-2.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International