Religião sem Deus: contribuição do jovem Heidegger para a filosofia da religião
Palavras-chave:
Heidegger, fenomenologia, faticidade, religiãoResumo
O intuito do presente trabalho é apresentar as considerações heideggerianas acerca do que postula ser a tarefa da filosofia e, por conseguinte, da filosofia da religião. A partir de 1919 estendendo-se ao longo da década de 1920, o filósofo alemão apresentou, em alguns trabalhos, a filosofia como metodologicamente ateia; e, em determinado momento, categoricamente afirma que uma filosofia cristã seria inconcebível, uma vez que seu “objeto” de estudo não é o mesmo do cristianismo ou da teologia. A filosofia, portanto, tem como telos, no pensamento do jovem fenomenólogo, a experiência originária da vida fática. Com essa concepção, até mesmo a religião visitada pela filosofia tem como fim essa experiência e não, por exemplo, a discussão em torno da questão de um Deus a qual essa vivência religiosa poderia remeter. Assim, a faticidade e a fenomenologia são abordadas para compreender em que medida é possível pensar a religião filosoficamente.
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