Procissões - De estratégia de territorialidade à expressão de religiosidade popular

Autores

  • Elza Oliveira

Palavras-chave:

procissão, religiosidade popular, Corpus Christi, sagrado, profano

Resumo

O presente artigo busca abordar a expansão da Igreja no Brasil Colônia, seu esforço de constituição de territórios e difusão espacial a partir do uso de procissões, e como essas manifestações, a partir de seus desdobramentos, se tornaram o impulso para a construção de uma religiosidade popular típica e culturalmente brasileira. Outro ponto a ser analisado é a estreita relação entre a igreja e a Monarquia Portuguesa durante a colonização do Brasil e o “duplo ordenamento” dessas manifestações religiosas. Como exemplo dessa dupla ordenação o uso da procissão de Corpus Christi, primeira procissão na terra “descoberta” que servia tanto ao espiritual quanto ao temporal. Saltando para um período onde a noção de religioso e laico se fazem presentes “distintamente” e, levando em consideração que essas práticas devocionais ainda persistem, nos remete a pensar em suas implicações na sociedade como forma de sacralização, utilização e apropriação do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Maria do Carmo. “Procissão”. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/. Acesso em 05 de Agosto
de 2012
BIRMAN, P. (Org.). “Religião e espaço público”. São Paulo: CNPq/Pronex, Atar Editorial, 2003
CARVALHAES, Cláudio. “Transgressões: Religião, Performance e Arte”. São Paulo, Ed Emblema 2005.
Catecismo da Igreja Católica. 9ª Edição; Revisada de acordo com o texto oficial em Latim
COUTO, Edilece Souza. “Devoções, festas e ritos: algumas considerações”. In: Revista Brasileira de História das Religiões – Dossiê Identidades Religiosas e História. Ano I nº 1, 2008
ELIADE, Mircea. “O Sagrado e o Profano”. [tradução Rogério Fernandes] São Paulo: Martins Fontes 1992. – Tópicos
FERNANDES, R Cesar. “Religiões Populares”. BIB, Rio de Janeiro, n. 18, pp. 3.26. 2º Semestre 1984.
FURTADO, Júnia Ferreira. “Desfilar: a procissão barroca”. In: Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, vol. 17, n° 33, 1997, pp. 251-279.
GENNEP, Arnold. “Os ritos de passagem”. Petrópolis: Vozes, 1978.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos; CONTINS, Márcia. “Entre o Divino e os Homens: A arte nas festas do Divino Espírito Santo”. In: Horizontes Antropológicos, vol. 14 nº 29 Porto Alegre Jan./Jun. 2008
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. “Introdução: A invenção das Tradições”. In: A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LIMA, Antônio Vivaldo, “Festa e Religião no centro histórico”. Aula proferida no curso anual de folclore, em 1988, na Academia de Letras da Bahia.
PORTELLA, Rodrigo. “O Sagrado e suas expressões: Aproximações”. In: Expressões do Sagrado. Reflexões sobre o Fenômeno Religioso. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2008.
NEGRÃO, L. N. “Trajetórias do Sagrado”. In: Tempo Social, revista de sociologia da USP, vol. 20 nº 2 novembro de 2008; pp 1150-132.
OLIVEIRA, Sandra Célia. “Romaria do Bom Jesus da Lapa, Prática do Catolicismo Popular”. In: Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 21, n. 4/6, p. 249-268, abr./jun. 2011.
PEIRANO, Marisa G. S. “A análise antropológica de rituais”. In: O dito e o feito: ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Nuap, 2002.
ROSENDAHL, Zeny. “Espaço e Religião: Uma abordagem geográfica”. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2002.
__________________. “A dimensão do lugar sagrado: ratificando o domínio da emoção do ser-no-mundo”. In: Cidades, olhares e trajetórias. Sandra de Sá Carneiro,
Maria Josefina Gabriel Sant’Anna (organizadoras). Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
__________________. “Território e Territorialidade, uma perspectiva Geográfica para o estudo da Religião”. In: Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina –
20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo
__________________. “Primeiro a obrigação, depois a devoção” Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2012
SANCHIS, Pierre. “Catolicismo. Uma identidade Católica?”. Comunicações do Iser. Rio de Janeiro, Ano 5, nº22 Novembro de 1986

Downloads

Publicado

2012-11-25

Como Citar

OLIVEIRA, E. . Procissões - De estratégia de territorialidade à expressão de religiosidade popular. Sacrilegens , [S. l.], v. 9, n. 2, p. 15–32, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26724. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre