O Círio de Nazaré e seu valor simbólico na formação e manutenção da identidade regional paraense

Autores

  • Wellington da Silva Conceição

Palavras-chave:

Belém do Pará, Círio de Nazaré, identidade nacional, identidade regional, religiosidade popular

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar como uma festa religiosa, o Círio de Nazaré em Belém do Pará, tem a função simbólica de ser o grande signo de identidade paraense (e aos poucos, vai se tornando também da região Amazônica como um todo) tantos para os seus cidadãos (incluindo o próprio estado) como para aqueles que possuem uma outra pertença regional ou nacional. Para isso, começo apresentando, a partir dos grandes autores que pensaram sobre o assunto, o que é nação e como esta se forma. Depois, dialogo com as teorias sobre os regionalismos e as regiões, que se formam a exemplo e a partir dos nacionalismos. Por fim, procuro mostrar como o sentimento regional paraense se manifesta na festa do Círio de Nazaré e como essa festa religiosa se torna um ponto chave dessa identidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
ALVES, Isidoro. A festiva devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. In: Estudos avançados, n. 19 (54), São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2004.
__________. Carnaval devoto: Um estudo sobre a festa de Nazaré, em Belém. Petrópolis, vozes, 1980.
AMARAL, Rita C.M.P. Festa à Brasileira: Significados do festejar, no país que “não é sério”. 1998. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – USP, São Paulo, 1998.,
1998.
BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação: Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CHACON, Vamireh. Ernest Gellner e o nacionalismo. In: VVAA. Gellner na UNB. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1981.
GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: O estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
LOPES, josé Rogério. Círio de Nazaré: Agenciamentos, conflitos e negociação da identidade amazônica. In: Religião & sociedade, Rio de Janeiro, n. 31 (1), 2011.

Downloads

Publicado

2012-11-25

Como Citar

DA SILVA CONCEIÇÃO, W. . O Círio de Nazaré e seu valor simbólico na formação e manutenção da identidade regional paraense. Sacrilegens , [S. l.], v. 9, n. 2, p. 4–14, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26722. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Temática Livre