O ensino religioso na escola pública e suas implicações em desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios

Autores

  • Clera Barbosa Cunha
  • Cláudia Barbosa

Palavras-chave:

Educação, Ensino religioso, Convivência

Resumo

O artigo discute as principais questões postas ao ensino religioso em escola pública, tanto no
tocante ao desenvolvimento cotidiano dos alunos quanto no que se refere aos aspectos
jurídicos e ao legado da história do Brasil no que tange aos pressupostos culturais e religiosos.
Para tal, a proposta do estudo é de retomar, em linhas gerais, a trajetória do ensino religioso a
partir do enfoque na necessidade de mudanças que garantam a laicidade nos referenciais
teórico-metodológicos adotados pelas escolas públicas brasileiras ao longo das décadas.
Ademais, apresenta resultados parciais de pesquisa realizada em escola pública no município
de Capela Nova, Minas Gerais. O objetivo é verificar como acontece o processo ensino e
aprendizagem da disciplina “ensino religioso” e o nível de conscientização dos alunos na
convivência cotidiana, no enfrentamento aos fatos de aceitar e respeitar as diversas
abordagens religiosas, com a compreensão de que as crenças possuem importância cultural,
social e política, advinda de uma história de respeito, tolerância e de intolerância religiosa. No
decorrer do trabalho analisa-se questões sobre os ranços e os avanços do tema no Brasil, de
forma sucinta, verifica-se que o problema atinge também outros países. Destaca-se a
contraditória situação de alunos que percebem a necessidade de respeitar as diferentes
religiões e por outro lado, persistem os preconceitos e estereótipos com as religiões
desconhecidas pela maioria deles. A análise dos dados permite concluir que os alunos
recebem informações de diversas formas e isso, juntamente com a vivência de cada um deles
fornece conhecimentos valiosos, porém fragmentados que necessitam da intervenção de
professores laicos na práxis pedagógica em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Petrópolis: Editora Forense Universitária, 2000.
BARBOSA CUNHA, Clera de Faria. Exclusão escolar: concepção de professores(as) de uma
escola pública inclusiva. Dissertação de Mestrado. Barbacena: UNIPAC, 2009.
BRASIL (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Em nome da Santíssima
Trindade. Disponível em: <
http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm > Acesso em 13
de out. 2011.
______, (1890). Império do Brasil. Documentos complementares do Império do Brasil [15
outubro 1827]. In: BONAVIDES, P.; AMARAL, R. Textos Políticos da História do Brasil.
Brasília: Senado Federal, 1996. p. 142. v. 1). Disponível em:
<http://www.wftl.org/pdf/038.pdf> Acesso em 13 de out. 2011.
______.(1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao91.htm> Acesso em 13 out.
2011.
______. (1940). Decreto-Lei n. 2.848. Institui o Código Penal Brasileiro. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm> Acesso em: 13 out. 2011.
______.(1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao34.htm> acesso em:
13 out. 2011.
______.(1937). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao37.htm> Acesso em
14 out. 2011.
______(1946). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm> Acesso em: 14 out.
2011
______. (1961) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional., n. 4024. Fixa as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Disponível em:
<http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf> Acesso em: 14 out. 2011.
______. (1967). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao67.htm> Acesso em:
14 out. 2011.
______.(1971). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 5.692. Fixa Diretrizes
e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm> Acesso em: 14 out. 2011.
______.(1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal,
1988.
______. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9394. Estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em 02 de out. 2011.
______. (1997). Lei n. 9.475. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
<http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9475_97.htm> Acesso em: 14 out. 2011.
______. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos
Humanos, 2004.
______. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Parecer
do Conselho Nacional de Educação. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992:diretrizespara-
a-educacao-basica&catid=323:orgaos-vinculados > Acesso em 14 out. 2011.
BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002.
CANDAU, Vera. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a república. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CUNHA, Luiz Antônio da. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: F.
Alves, 1977.
______. Ensino religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional.
Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, dez. 2006. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000400008&lng=pt
&nrm=iso>. Acesso em: 10 out. 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação na primeira constituinte republicana. In: FÀVERO,
Osmar. A educação nas constituintes brasileiras. Campinas – SP: Autores Associados, 1996.
______ . Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista
Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 27, dez. 2004 . Disponível
em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782004000300013&ln=
pt&nrm=iso>. acesso em: 10 out. 2011.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2004.
MOREL, Regina Lúcia. Ciência e estado: a política científica no Brasil. São Paulo: T.A.
Queiroz, 1979.
ONU, Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.
Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br>. Acesso em: jan. 2008.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes. 2001.

Downloads

Como Citar

BARBOSA CUNHA, C. .; BARBOSA, C. . O ensino religioso na escola pública e suas implicações em desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios. Sacrilegens , [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26528. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre