O ensino religioso na escola pública e suas implicações em desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios
Palavras-chave:
Educação, Ensino religioso, ConvivênciaResumo
O artigo discute as principais questões postas ao ensino religioso em escola pública, tanto no
tocante ao desenvolvimento cotidiano dos alunos quanto no que se refere aos aspectos
jurídicos e ao legado da história do Brasil no que tange aos pressupostos culturais e religiosos.
Para tal, a proposta do estudo é de retomar, em linhas gerais, a trajetória do ensino religioso a
partir do enfoque na necessidade de mudanças que garantam a laicidade nos referenciais
teórico-metodológicos adotados pelas escolas públicas brasileiras ao longo das décadas.
Ademais, apresenta resultados parciais de pesquisa realizada em escola pública no município
de Capela Nova, Minas Gerais. O objetivo é verificar como acontece o processo ensino e
aprendizagem da disciplina “ensino religioso” e o nível de conscientização dos alunos na
convivência cotidiana, no enfrentamento aos fatos de aceitar e respeitar as diversas
abordagens religiosas, com a compreensão de que as crenças possuem importância cultural,
social e política, advinda de uma história de respeito, tolerância e de intolerância religiosa. No
decorrer do trabalho analisa-se questões sobre os ranços e os avanços do tema no Brasil, de
forma sucinta, verifica-se que o problema atinge também outros países. Destaca-se a
contraditória situação de alunos que percebem a necessidade de respeitar as diferentes
religiões e por outro lado, persistem os preconceitos e estereótipos com as religiões
desconhecidas pela maioria deles. A análise dos dados permite concluir que os alunos
recebem informações de diversas formas e isso, juntamente com a vivência de cada um deles
fornece conhecimentos valiosos, porém fragmentados que necessitam da intervenção de
professores laicos na práxis pedagógica em sala de aula.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Petrópolis: Editora Forense Universitária, 2000.
BARBOSA CUNHA, Clera de Faria. Exclusão escolar: concepção de professores(as) de uma
escola pública inclusiva. Dissertação de Mestrado. Barbacena: UNIPAC, 2009.
BRASIL (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Em nome da Santíssima
Trindade. Disponível em: <
http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm > Acesso em 13
de out. 2011.
______, (1890). Império do Brasil. Documentos complementares do Império do Brasil [15
outubro 1827]. In: BONAVIDES, P.; AMARAL, R. Textos Políticos da História do Brasil.
Brasília: Senado Federal, 1996. p. 142. v. 1). Disponível em:
<http://www.wftl.org/pdf/038.pdf> Acesso em 13 de out. 2011.
______.(1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao91.htm> Acesso em 13 out.
2011.
______. (1940). Decreto-Lei n. 2.848. Institui o Código Penal Brasileiro. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm> Acesso em: 13 out. 2011.
______.(1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao34.htm> acesso em:
13 out. 2011.
______.(1937). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao37.htm> Acesso em
14 out. 2011.
______(1946). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm> Acesso em: 14 out.
2011
______. (1961) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional., n. 4024. Fixa as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Disponível em:
<http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf> Acesso em: 14 out. 2011.
______. (1967). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao67.htm> Acesso em:
14 out. 2011.
______.(1971). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 5.692. Fixa Diretrizes
e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm> Acesso em: 14 out. 2011.
______.(1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal,
1988.
______. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9394. Estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em 02 de out. 2011.
______. (1997). Lei n. 9.475. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
<http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9475_97.htm> Acesso em: 14 out. 2011.
______. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos
Humanos, 2004.
______. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Parecer
do Conselho Nacional de Educação. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992:diretrizespara-
a-educacao-basica&catid=323:orgaos-vinculados > Acesso em 14 out. 2011.
BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002.
CANDAU, Vera. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a república. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CUNHA, Luiz Antônio da. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: F.
Alves, 1977.
______. Ensino religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional.
Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, dez. 2006. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000400008&lng=pt
&nrm=iso>. Acesso em: 10 out. 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação na primeira constituinte republicana. In: FÀVERO,
Osmar. A educação nas constituintes brasileiras. Campinas – SP: Autores Associados, 1996.
______ . Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista
Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 27, dez. 2004 . Disponível
em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782004000300013&ln=
pt&nrm=iso>. acesso em: 10 out. 2011.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2004.
MOREL, Regina Lúcia. Ciência e estado: a política científica no Brasil. São Paulo: T.A.
Queiroz, 1979.
ONU, Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.
Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br>. Acesso em: jan. 2008.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes. 2001.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International