Atos normativos federais de turismo do Canadá: uma análise preliminar dos dados recolhidos da agência “Destination Canada”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14577715

Palavras-chave:

Turismo, Políticas Públicas, Análise institucional, Destination Canada, Geopolítica

Resumo

Este estudo buscou analisar o perfil dos atos normativos federais de turismo do Canadá, tendo como escopo os documentos elaborados pela agência “Destination Canada”, no período de 2006 a 2019. Trata-se de um estudo preliminar, no tocante a este país, inserido no quadro de análise internacional comparada da trajetória institucional das políticas públicas de turismo (Pimentel, 2024), com vistas a desvendar como o turismo adquire relevância e se manifesta no âmbito do interesse público nacional. Para tanto, recorreu-se ao modelo de análise institucional de Pimentel (2011; 2014), com ênfase em suas características organizacionais. A pesquisa empírica, de natureza quantitativa, foi do tipo survey censitário com apoio do SPSS, baseando-se em dados secundários provenientes de fontes documentais oficiais do Canadá, em particular aqueles emanados da agência “Destination Canada”, de 2006 a 2019. Tais documentos expressam “atos normativos” de turismo (ANT), no âmbito nacional do Canadá, especificamente relacionados ao setor de turismo, os quais são aqui interpretados como “políticas públicas” de turismo (PPT). Os resultados evidenciam que a despeito das especificidades político-institucionais do sistema de governo canadense, seus ANT nacionais desta emanados pela agência Destination Canada se asemelham, em termos de forma, conteúdos e propósitos manifestos, aos de outros países (e.g. Brasil e México), estabelecendo o turismo como uma estratégia geopolítica no país, ao tentar se posicionar como um destino atrativos para os principais mercados emissores. Uma particularidade, porém, é que o país considera o turismo como um vetor de qualidade de vida para a população, estimulando também o turismo doméstico.

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Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

* Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Turismo (Geopolítica e Governança Regional do Turismo) pela UQAM. Pós-Doutorado em Teoria Social (Realismo Crítico) pela UFRJ. Doutor em Ciências Sociais pela UFJF. Mestre em Gestão de Empresas e Bacharel em Turismo, ambos pela UFMG. Professor e pesquisador em regime de dedicação exclusiva (UFJF) nos programas de pós-graduação (Mestrado/Doutorado em Ciências Sociais) e cursos de graduação (Bacharelado em Ciências Humanas e em Turismo). Membro da ISA, AIEST, IPPA. Membro da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas. Professor visitante no Canadá, EUA, México, Cuba, Equador, entre outros. Editor-chefe da Rev. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos/ABET e Rev. Latino-Am. Turismologia/RELAT. Diretor do Centro Latino-Americano de Turismologia. Vice-diretor do Centro de Pesquisas Sociais da UFJF. Ex-Conselheiro do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Pimentel, T. D. (2024). Atos normativos federais de turismo do Canadá: uma análise preliminar dos dados recolhidos da agência “Destination Canada”. Revista Latino-Americana De Turismologia, 10(Regular). https://doi.org/10.5281/zenodo.14577715

Edição

Seção

NOTAS DE PESQUISA / RESEARCH NOTES / NOTAS DE INVESTIGACIÓN

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