Atos normativos federais de turismo do Canadá: uma análise preliminar dos dados recolhidos da agência “Destination Canada”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14577715Palavras-chave:
Turismo, Políticas Públicas, Análise institucional, Destination Canada, GeopolíticaResumo
Este estudo buscou analisar o perfil dos atos normativos federais de turismo do Canadá, tendo como escopo os documentos elaborados pela agência “Destination Canada”, no período de 2006 a 2019. Trata-se de um estudo preliminar, no tocante a este país, inserido no quadro de análise internacional comparada da trajetória institucional das políticas públicas de turismo (Pimentel, 2024), com vistas a desvendar como o turismo adquire relevância e se manifesta no âmbito do interesse público nacional. Para tanto, recorreu-se ao modelo de análise institucional de Pimentel (2011; 2014), com ênfase em suas características organizacionais. A pesquisa empírica, de natureza quantitativa, foi do tipo survey censitário com apoio do SPSS, baseando-se em dados secundários provenientes de fontes documentais oficiais do Canadá, em particular aqueles emanados da agência “Destination Canada”, de 2006 a 2019. Tais documentos expressam “atos normativos” de turismo (ANT), no âmbito nacional do Canadá, especificamente relacionados ao setor de turismo, os quais são aqui interpretados como “políticas públicas” de turismo (PPT). Os resultados evidenciam que a despeito das especificidades político-institucionais do sistema de governo canadense, seus ANT nacionais desta emanados pela agência Destination Canada se asemelham, em termos de forma, conteúdos e propósitos manifestos, aos de outros países (e.g. Brasil e México), estabelecendo o turismo como uma estratégia geopolítica no país, ao tentar se posicionar como um destino atrativos para os principais mercados emissores. Uma particularidade, porém, é que o país considera o turismo como um vetor de qualidade de vida para a população, estimulando também o turismo doméstico.
Downloads
Referências
Arend, M. (1990) A industrialização do brasil ante a nova divisão internacional do trabalho. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Brasília: Rio de Janeiro: Ipea.
Bianchi, R. V. (2018). The political economy of tourism development: A critical review. Annals of Tourism Research, 70, 88-102. https://doi.org/10.1016/j.annals.2017.08.005
Bourdieu, P. (1990). The logic of practice. Stanford University Press.
Briceño, A., & Muñoz, A. (2015). Una Propuesta para el Análisis del Turismo desde la Perspectiva de la Geopolítica Crítica. Revista Latino-Americana de Turismologia, 1(1), p. 27-36. Disponível em https://rlaturismologia.ufjf.emnuvens.com.br/rlaturismologia/article/view/18/13
Bull, A. (1994). La economía del sector turístico. Alianza Editorial, S.A, Madrid. España.
Canadian Tourism Commission. (2015). Annual Report 2015: Inspiring the World to Explore Canada. Ottawa, ON: Canadian Tourism Commission.
Cerqueira, D. F. (2016). Las políticas gubernamentales de estímulo a la Inversión Extranjera Directa de Brasil en Sudamérica entre los años 2003 y 2010: regresión productiva e inserción dependiente. CEO, Nº4.
Dachary, A. (2015). El Turismo: un modelo de desarrollo. Revista Latino-Americana de Turismologia, 1(1), p. 16-26. Disponível em https://rlaturismologia.ufjf.emnuvens.com.br/rlaturismologia/article/view/17/2
Dados Mundiais. (n.d.). Turismo no Canadá. Recuperado em janeiro de 2025, de https://www.dadosmundiais.com/america/canada/turismo.php
Destination Canada. (2015). Destination Canada Brand Guidelines. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2017). Connecting America Program Overview. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2018). 2018 Annual Report. Vancouver, BC: Destination Canada.
Destination Canada. (2019). Advancing Indigenous Tourism: Partnerships and Priorities. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2020a). Signature Experiences Collection: Program Update. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2020b). Financial Statements 2020. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2020c). Global Marketing Strategy 2020. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2021). Recovery and Resilience Report. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2022a). Corporate Plan Summary 2022–2026. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2022b). Participation in Global Tourism Fairs. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Destination Canada. (2023). Annual Report 2022/23. Recuperado de https://www.destinationcanada.com
Dredge, D., & Jenkins, J. (2007). Tourism planning and policy. John Wiley & Sons.
Eddy, E. (2016). Impacto Económico del Turismo en la Economía del Ecuador. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET, 6(2), p. 69-81. Disponível em https://abet.ufjf.emnuvens.com.br/abet/article/view/2956/2260
Financial Administration Act (R.S.C., 1985, c. F-11). (2018).
Recuperado de https://laws-lois.justice.gc.ca/eng/acts/F-11/
FutureBrand. (2019). Country Index 2019: Measuring Perceptions of Countries Around the World. Londres, UK: FutureBrand.
Government of Canada. (2020). Canada’s Tourism Sector in Numbers. Ottawa, ON: Government of Canada.
Government of Canada. (2023).
Inventory of Government of Canada Organizations. Recuperado de https://www.canada.ca/en/treasury-board-secretariat/services/reporting-government-spending/inventory-government-organizations.html
Government of Canada. (2023). Fiscal year and reporting obligations. Recuperado de https://www.canada.ca/en.html
Grimberg, N. (2016). Global Commodity Chains and the Production of Surplus-value on a Global Scale Bringing Back the New International Division of Labour Theory. Journal of World-Systems Research, 22.
Hall, C. M. (2008). Tourism planning: Policies, processes, and relationships. Pearson Education.
Harvey, D. (1992). Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 349p.
Hodgson, G. (2021). Finding Jewels Among the Crowns: Optimal Governance Principles for Canada’s State-Owned Enterprises. CD Howe Institute Commentary, 602.
Hong, W.C. (2008). Competitiveness in the Tourism Sector. Physica-Verlag Heidelberg, 2008.
Jafari 2005
Janoski, T. (2015). The New Division of Labor as Lean Production. International Journal of Sociology
Jolin, L., Frate, B., & Kadri, F. F. (2024). 5ème Ed. Droit du tourisme au Québec. PUQ.
Jornal North News. (2023). Número de visitantes estrangeiros no Canadá quase dobrou, superando 281 mil em março. Recuperado de https://jornalnorthnews.com/noticia/4545/numero-de-visitantes-estrangeiros-no-canada-quase-dobrou-superando-281-mil-em-marco
Kiljunen, K. (1989). Toward a Theory of the International Division of Industrial Labor. World Development, 17(1).
Lazzarato, M. (1992/2). Le concept de travail immatériel; la grande entreprise. Future Antérieur, n° 10. Paris: L’Harmattan, 1992/2. Disponível em : http://www.multitudes.net/Le-concept-de-travail-immateriel/ . Acesso 01 dez, 2016.
Lazzarato, M. (1993/2). Le ‘cycle’ de la production immatérielle. Future Antérieur, 16. Paris: L’Harmattan.
Lessa, S. (2001). Trabalho Imaterial”: Negri, Lazzarato e Hardt. Revista Estudos de Sociologia, 6(11), p. 119-143.
Marcussen, H. S. (1982). Changes in the Internacional Division of Labour: Theoretical Implications. Acta Sociologica, p. 67-78.
Montejano, J. (1991). Estructura del mercado turístico. Madrid: Síntesis.
Office of the Auditor General of Canada. (2015).
Report 4—Information Technology Shared Services. Ottawa, ON: OAG.
Ouriques, H R. (2005). A produção do turismo: fetichismo e dependência. Campinas/SP: Editora Alínea, 2005. Cap. 3, p.69-90.
Ouriques, H. R. (2008). Elementos para uma análise do turismo na economia mundo capitalista. Disponível em: <http://www.gpepsm.ufsc.br/index_arquivos/OURIQUES_ HR.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011.
Pimentel, T. D.; Carvalho, F. C. C.; Oliveira, M. C. B. (2021). The effect of position in the field in the development of public policies: bourdieusian analysis of the Municipal Tourism Council of Juiz de Fora (2011-2020). Journal of Multidisciplinary Academic Tourism - JOMAT, v. 6, p. 89-109.
Pimentel, T. D.; Pimentel, M. P. C. (2018). The Public Agenda of Tourism in Brazil. Journal of Multidisciplinary Academic Tourism (JOMAT), v. 3, p. 23-31, 2018.
Pimentel, T. D.; Pimentel, M. P. C.; de Oliveira, M. C. B.; Lapointe, D. (2024). The Trajectory of Public Tourism Policies in Brazil (1922¿2022): From Wicked Problem to a Geopolitical Strategy?. In: Pforr, C., Pillmayer, M., Joppe, M., Scherle, N. and Pechlaner, H. (Ed.). (Org.). Advances in Culture, Tourism and Hospitality Research. 1ed.: Emerald Publishing Limited, v. 17B, p. 139-169.
Pimentel, T. D. (2020). O Campo Turístico: uma perspectiva sócio-política para estudar a ação e sua estruturação. REVISTA LATINO-AMERICANA DE TURISMOLOGIA, v. 6, p. 1-13.
Pimentel, T. D. (2022). Tourism as Geopolitical Strategy: the institutional trajectory of tourism public policies in Ecuador. Sovremennye problemy servisa i turizma [Service and Tourism: Current Challenges], v. 16, p. 42-63.
Pimentel, T. D. (2018). Uma Perspectiva Sociopolítica para os Estudos em Turismo. ANAIS BRASILEIROS DE ESTUDOS TURÍSTICOS, v. 8, p. 26-31.
Pimentel, M. P. C. (2011). A Institucionalização de Políticas Públicas de Turismo em Âmbito Municipal no Brasil. Unpublished máster dissertation (Business Management),. Universidade Federal de Lavras, Lavras (MG).
Restrepo Quintero, O. (2014). Análisis de la Política Pública Turística para la Transformación Productiva del Sector en Colombia 2004-2014. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET, v. 4, n.3, 18-34. Disponível em https://abet.ufjf.emnuvens.com.br/abet/article/view/2872/2198
STATISTICS CANADA. Travel between Canada and other countries, March 2023. Available at: https://www150.statcan.gc.ca/n1/daily-quotidien/230523/dq230523c-eng.htm
Touraine, A. La societé post-industrielle: naissance d’une societé. Editions Denoel, Paris, 1969
Trading Economics. (n.d.). Canada Tourist Arrivals. Recuperado em janeiro de 2025, de https://pt.tradingeconomics.com/canada/tourist-arrivals
United Nations World Tourism Organization (UNWTO). (2018). UNWTO Tourism Highlights: 2018 Edition. Madrid, Espanha: UNWTO.
Urry, J., & Larsen, J. (2011). The tourist gaze 3.0. SAGE Publications.
Vercellone, C.; Cardoso, P. (2017). Nueva división internacional del trabajo, capitalismo cognitivo y desarrollo en América Latina. Revista Latinoamericana de Comunicación, 133, 37-59.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Turismologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.