A Midiatização Digital das Quadrilhas Juninas no Ceará: identidade, tradição, espetáculo e promoção turística
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-198X.2019.v5.26162Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar relação entre identidade cultural, tradição e espetáculo mercantilizado, no processo de midiatização digital e possível promoção turística das quadrilhas juninas do Ceará. A metodologia caracteriza-se pelo método indutivo, do tipo exploratório, por meio de uma abordagem qualitativa tendo como campo de estudo a internet, embasadas no uso da fenomenologia. O estudo revela que a mercantilização se apropria do folkmarketing e gera festejos e quadrilhas juninas estilizadas que são percebidas pela sociedade com contradições e estranheza entre o real e o imaginário popular. Ressalta-se ainda, o potencial das mídias sociais na cibercultura e na promoção turística como agentes valorativos de fortalecimento a este processo de metamorfose cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.