A Midiatização Digital das Quadrilhas Juninas no Ceará: identidade, tradição, espetáculo e promoção turística

  • Larissa Ferreira dos Santos UECE
  • Sandra Maia-Vasconcelos UFC
  • André Riani Costa Perinotto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI - Campus Parnaíba - Curso de Turismo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar relação entre identidade cultural, tradição e espetáculo mercantilizado, no processo de midiatização digital e possível promoção turística das quadrilhas juninas do Ceará. A metodologia caracteriza-se pelo método indutivo, do tipo exploratório, por meio de uma abordagem qualitativa tendo como campo de estudo a internet, embasadas no uso da fenomenologia. O estudo revela que a mercantilização se apropria do folkmarketing e gera festejos e quadrilhas juninas estilizadas que são percebidas pela sociedade com contradições e estranheza entre o real e o imaginário popular. Ressalta-se ainda, o potencial das mídias sociais na cibercultura e na promoção turística como agentes valorativos de fortalecimento a este processo de metamorfose cultural.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira dos Santos, UECE

Graduada em Turismo. Mestra em Gestão de Negócios Turísticos pela UECE, Fortaleza, CE - Brasil.

Sandra Maia-Vasconcelos, UFC

Linguista e Biógrafa.Doutora em Ciências da Educação. Professora Efetiva da UFC, Professora Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

André Riani Costa Perinotto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI - Campus Parnaíba - Curso de Turismo

Bacharel em Turismo. Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria. Mestre em Geografia. DOUTOR em Ciências da Comunicação. Professor - D. E. (Efetivo) – Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Parnaíba) e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Publicado
2019-11-29