NEUTRÓFILOS: ASPECTOS CLÁSSICOS, PLASTICIDADE E NOVAS FUNÇÕES IMUNORREGULATÓRIAS
Palavras-chave:
Neutrófilos. Imunorregulação. NETs. Imunidade adaptativa.Resumo
Os neutrófilos são o tipo leucocitário mais abundante em circulação, constituem a primeira linha de reconhecimento e defesa contra agentes infecciosos no tecido, tradicionalmente iniciam uma inflamação aguda e são responsáveis por uma resposta imune pró-inflamatória eficaz. Recentemente essas células vêm sendo descritas como complexas e com uma vasta capacidade de desempenhar funções especializadas, interagem com macrófagos, células dendríticas, e linfócitos TCD4+. É importante reconsiderar sua importância como célula efetora na imunidade adaptativa e as novas perspectivas sobre as funções imunorregulatórias nas reações imunológicas normais e patológicas. Nesta revisão, nosso foco é mostrar os aspectos clássicos e discutir o novo neutrófilo, expondo o que tem sido descrito na literatura recentemente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.