Porfiria cutânea tardia esporádica associada ao uso de estrógenos: relato de caso e revisão de Literatura
Palavras-chave:
Porfiria. Porfiria Cutânea. Fatores Desencadeantes. Estrógenos.Resumo
Porfiria é a designação de um grupo de doenças enzimáticas que afetam a síntese do heme. São sete os tipos de porfiria, que se diferenciam pela enzima afetada. A porfiria cutânea tardia é acarretada pela deficiência da enzima uroporfirinogênio descarboxilase, gerando manifestações cutâneas e hepáticas aos portadores. Fatores como estrógenos, álcool, HIV, HCV, juntamente com o ferro podem desencadear a doença que é diagnosticada principalmente por análise urinária. O tratamento se dá por flebotomia e administração de cloroquina. No caso relatado a paciente, 54 anos, apresentou bolha na mão esquerda e após alguns meses foi diagnosticada porfiria cutânea tardia, por análise histopatológica alterada e eliminação anormal de uroporfirinas urinárias. O provável fator desencadeante foi o estrógeno, devido à eliminação de possível causa por outros fatores. Após tratamento com cloroquina e eliminação do fator causal, houve remissão da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.