Avaliação da influência do dispositivo de coleta de saliva na análise de imunoglobulina A secretora e alfa-amilase
Resumo
Introdução: A saliva humana tem sido amplamente utilizada para quantificar biomarcadores com finalidade científica e de diagnóstico, pois sua coleta é simples, não-invasiva e livre de estresse. O Salivette é o dispositivo de coleta de saliva mais empregado, devido à sua praticidade e aceitação pelo paciente, entretanto é desconhecida a influência de sua versão de poliéster nas análises das concentrações salivares de algumas substâncias. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do Salivette poliéster na determinação das concentrações salivares de sIgA e alfa-amilase. Métodos: Foram coletadas amostras de saliva de 15 adultos jovens com bom estado de saúde, livres de infecções e mucosa bucal íntegra. Cada amostra de saliva foi dividida em duas porções: uma foi colocada sobre o poliéster do Salivette e a outra foi mantida no frasco original (controle), todas foram centrifugadas e armazenadas a -80ºC até a análise laboratorial. Resultados: As amostras salivares passadas pelo Salivette mostraram uma redução estatisticamente significante da concentração de sIgA, com uma redução de 17,3%±15,2, porém esta diferença não foi significante para as concentrações de alfa-amilase (p<0,05). Conclusão: A utilização do Salivette poliéster para coleta de saliva não influencia a concentração de alfa-amilase, porém altera de forma significante os níveis de sIgA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.