O PAPEL DOS SIMBIÓTICOS NA PREVENÇÃO, TRATAMENTO E MODULAÇÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA EM PACIENTES COM CARCINOMA COLORRETAL
Resumo
O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de tumores malignos no mundo em ambos os sexos e o segundo tipo em países desenvolvidos. Sua etiologia multifatorial envolve hereditariedade, doenças inflamatórias crônicas, idade, dieta, obesidade e sedentarismo. Os pacientes acometidos pelo câncer colorretal em estado avançado exibem depleção nutricional muitas vezes associada a fatores de co-morbidade como imunossupressão, infecções, comprometimento do processo cicatricial e fraqueza muscular. Atualmente, dietas imunomoduladoras contam com o uso de prebióticos e de probióticos - isolados ou associados - cujo papel específi co na prevenção e no tratamento do câncer colorretal não se encontra completamente esclarecido. O objetivo deste trabalho foi apresentar, a partir de revisão de literatura, o papel dos simbióticos na prevenção e no tratamento do câncer colorretal, bem como a ação imunomoduladora de prebióticos e de probióticos na resposta inflamatória peritumoral em pacientes desnutridos em decorrência deste tipo de neoplasia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.