Previous exposure of mice to open field does not interfere in the results of elevated plus maze
Abstract
Com o crescimento das pesquisas com modelos experimentais, também vem aumentando a preocupação com o bem estar animal, bem como tem sido sugerido que todos os esforços possíveis devem ser feitos no sentido de evitar desperdício e sacrifício exagerado de animais. O objetivo desse estudo foi verificar se uma exposição prévia ao campo aberto (OF) poderia afetar os parâmetros analisados no labirinto em cruz elevado (EPM), a fim de se avaliar se um mesmo grupo de camundongos poderia ser utilizado nos dois testes, sem produzir nenhum viés e evitando o desperdício de animais. Os resultados do estudo sugerem que animais previamente expostos ao OF podem ser reutilizados no EPM e, como os níveis de ansiedade medidos no EPM não foram mais elevados nos animais previamente expostos ao OF, a exposição ao OF não induziu comportamento ansioso nos animais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.