Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não está em processo de avaliação para publicação por outra revista; os trabalhos submetidos á publicação não devem ter sido publicados nem enviados simultaneamente para análise por outros meios editoriais, no todo ou em parte.

  • E-mail atualizado de todos os autores do trabalho.

  •  Todos os autores devem assinar em concordância os documentos (cartas)  referentes a:

    - Carta de Autorização para publicação (modelo disponível)

    - Encaminhamento do artigo ao editor

    - Declaração de Direito Autoral (modelo disponível)

    - Declaração de Conflitos de Interesses (modelo disponível)

    - Documento com a descrição da contribuição específica de cada autor para o trabalho.

     

  • Parecer de comitê de ética em pesquisa informando que todos os procedimentos foram aprovados pelo comitê referido à natureza da pesquisa - se animal ou humana.

  • Estrutura textual  em acordo com os padrões de estilo, formatação e demais requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Author Guidelines

DIRETRIZES PARA AUTORES

TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

 A Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais - Animais e Humanos, publica:

1. Artigos originais completos. Esses artigos têm prioridade para publicação. Os trabalhos devem ser inéditos e relevantes cientificamente às área da saúde e das ciências biológicas, no âmbito da pesquisa experimental envolvendo animais e humanos.

2. Informe técnico: Descrição técnica da padronização de procedimentos laboratoriais.

3. Notas prévias: resultados iniciais ou preliminares, bem como parciais, de estudos em andamento, assim como aplicação de técnica inovadora.

4. Artigos de revisão, inclusive metanálises e comentários editoriais.

5. Resumos de monografias, dissertações e teses apresentadas e aprovadas nos últimos 12 meses.

6. Cartas ao Editor: cartas de leitores versando sobre matéria editorial ou artigo publicado, ou mesmo sobre fato relevante no âmbito da pesquisa experimental.

PREPARAÇÃO DO  MANUSCRITO

Orientações  gerais:

Utilize processador de texto compatível com Microsoft Word®, fonte Times New Roman, tamanho 12. Digitação em espaço duplo e alinhados à esquerda em todas as seções, inclusive página de rosto, referências, tabelas e legendas. Não destaque trechos do texto com estilo sublinhado ou negrito. Não separe sílabas.

Termos abreviados por meio de siglas devem aparecer por extenso quando citados pela primeira vez, seguidos da sigla entre parênteses; nas menções subsequentes, somente a sigla deverá ser utilizada, sem ponto separando as letras iniciais indicativas. Siglas utilizadas em tabelas ou figuras devem ser definidas em notas de rodapé, mesmo se já tiverem sido definidas no texto.

Nomes de produtos comerciais devem vir acompanhados do símbolo de marca registrada (®) e de informações sobre o nome, cidade e país do fabricante.

Deve ser especificada a contribuição específica de cada autor para o trabalho. Deve ser encaminhado um documento suplementar com a descrição da contribuição específica de cada autor para o trabalho. De acordo com os Uniform Requirements, editados pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), "o crédito de autoria deve ser baseado somente em: 1) contribuições substanciais para a concepção e delineamento, coleta de dados ou análise e interpretação dos dados; 2) redação ou revisão crítica do artigo em relação a conteúdo intelectualmente importante; e 3) aprovação final da versão a ser publicada. Um autor deve preencher as condições 1, 2 e 3". Tal documento deve digitado, digitalizado e enviado ao editor em arquivo individual anexado no momento da submissão do trabalho; salvar o arquivo com o título: “contribuição autoral”.

A submissão de trabalhos experimentais deve ser obrigatoriamente acompanhada por parecer de um Comitê de Ética em pesquisa, humana ou animal (COBEA), conforme a natureza do estudo. Tal documento, atestando que todos os procedimentos realizados foram aprovados, deve ser digitalizado e enviado ao editor em arquivo individual anexado no momento da submissão do trabalho ; salvar o arquivo com o título: “parecer comitê de ética”.

A submissão deve ser acompanhada de carta dos autores, solicitando a apreciação do trabalho - contendo o título, nome e assinatura de todos os autores. O documento deve ser digitado, assinado, digitalizado e enviado em arquivo individual anexado no momento da submissão do trabalho; salvar o arquivo com o título: “encaminhamento ao editor”.

Todos os trabalhos devem ser acompanhados de carta de autorização para publicação (modelo disponível) que deve ser impresso, preenchido, digitalizado e enviado ao editor em arquivo anexo à submissão. O arquivo deve ser salvo com o nome “autorização”.

Todos os trabalhos devem ser acompanhados de carta de declaração de conflito de interesse (modelo disponível) que deve ser impresso, preenchido, digitalizado e enviado ao editor em arquivo anexo à submissão. O arquivo deve ser salvo com o nome “conflito de interesse”.

Todos os trabalhos devem ser acompanhados de carta de declaração de direitos autorais (modelo disponível) que deve ser impresso, preenchido, digitalizado e enviado ao editor em arquivo anexo à submissão. O arquivo deve ser salvo com o nome “direitos autorais”.

MODELOS DE CARTAS

MODELO : CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO NA EDITORA

 Ao Editor da Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais

 

Título do Artigo                                                                                                       

Nome(s) do(s) autor(es):

 

O(s) autor(es) do presente trabalho se compromete(m) a cumprir as seguintes normas:

· Todos os autores relacionados acima participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.

· Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovam para publicação na Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais

· Os autores afirmam que este trabalho  é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros

· O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Editora UFJF, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel e online,  na página do periódico.

 

(Local/Data)

(Assinatura dos autores)

 

MODELO : CARTA DE DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 Ao Editor da Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais

 

Título do Artigo                                                                                                       

Nome(s) do(s) autor(es):

 

Os autores concordam com os seguintes termos:

 

 

 

Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Ainda, os autores podem - e são estimulados a - citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

(Local/Data)

(Assinatura dos autores)

 

 

MODELO : CARTA DE DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

 Ao Editor da Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais

 

Título do Artigo                                                                                                       

Nome(s) do(s) autor(es):

 

Os autores afirmam que não se encontram em situações de conflito de interesse que possam influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou as conclusões do trabalho, tais como emissão de pareceres, propostas de financiamento, promoções ou participação em comitês consultivos ou diretivos, participação em estudos clínicos e/ou experimentais subvencionados pela indústria; atuação como palestrante em eventos patrocinados pela indústria; participação em conselho consultivo ou diretivo da indústria; participação em comitês normativos de estudos científicos patrocinados pela indústria; recebimento de apoio institucional da indústria; propriedade de ações da indústria; parentesco com proprietários da indústria ou empresas fornecedoras; preparação de textos científicos em periódicos patrocinados pela indústria, assim como qualquer relação financeira ou de outra natureza com pessoas ou organizações que poderiam influenciar o trabalho de forma inapropriada.

 

 

(Local/Data)

(Assinatura dos autores)

 

 

1. ARTIGOS ORIGINAIS

Página de rosto

 Na página de rosto, devem constar os seguintes elementos:

·         Título do trabalho em português e em inglês.

·         Nomes completos dos autores, respectivas afiliações e titulação máxima, e-mail de todos os participantes. Os nomes de instituições onde o trabalho foi desenvolvido ou às quais os autores são afiliados devem vir por extenso.

·         Identificação individual do autor para correspondência, endereço, telefone, fax e e-mail.

·         Resumo dividido nas seções: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. No total, deve ser composto por no máximo 250 palavras.

·         Palavras-chave: inseridas abaixo do resumo; devem ser selecionadas cinco palavras-chave que sejam integrantes da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponíveis em http://decs.bvs.br ou http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html .

·         Abstract e keywords: para textos em português ou espanhol, devem constar, após o resumo e as palavras-chave em português, "abstract" e "keywords" em inglês. O conteúdo do resumo e do abstract devem ser idênticos. 

 Corpo do texto:

Devem ser divididos nas seções: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão (ou os dois últimos compondo uma só seção, nomeada: Resultados e Discussão), Conclusões e Referências.

Nas “Referências”: 

Todos os autores e trabalhos citados no texto devem constar na lista de referências e vice-versa.  Disponha as referências por ordem alfabética. A citação no corpo do texto deve estar no formato: (COOK et al., 1997; FENNER-CRISP, 1997; LUCIER, 1997; RHOMBERG, 1997). Cite autores brasileiros sempre que relevante. Não utilize referências do tipo "comunicação pessoal". Não utilize referências de endereços eletrônicos e/ou obtidas em páginas acessadas via internet.

Exemplos de normatização das citações:

Artigos de revistas: 

VIEIRA, B. J.; DE SOUZA, A. R.; AARESTRUP, F. M. Tumor necrosis factor alfa expression and detection of apoptosis at the site of chronic periodontitis in AIDS patients.  Journal of Periodontal Research, Copenhagen, v. 38, n. 3, p. 606-610, 2003. 

Se o número de autores for maior que seis, citar os três primeiros acrescentando et al. Até seis autores, citar todos. Observar que deve ser citado o título não abreviado da revista seguido da cidade de publicação.

Livros:

SLOTS, J.; TAUBMAN, M. A. Contemporary microbiology and immunology. 1.ed. Missouri: Mosby, 1992.

 Tabelas:

As tabelas (cada tabela apresentada em uma folha separada) deverão ser citadas no texto e numeradas com algarismos arábicos na ordem de aparecimento, com título ou legenda explicativa. As tabelas devem ser incluídas no documento principal, o mais próximo do local da citação no corpo do texto. Utilize apenas linhas horizontais, no cabeçalho e pé da tabela. Não utilize linhas verticais. A formatação das tabelas deve ser feita sem preenchimento de fundo nos campos de texto.

Tabelas não devem repetir informações já descritas no texto e devem ser compreendidas de forma independente, sem o auxílio do texto. Siglas utilizadas em tabelas devem ser definidas em notas de rodapé.

 Figuras (gráficos e fotografias digitais)

 As figuras deverão ser citadas no texto e numeradas com algarismos arábicos na ordem de aparecimento, sempre com legenda explicativa. Todas as legendas deverão ser listadas em uma mesma página, no final do artigo. As figuras são aceitas em cores para publicação on-line, mas são impressas em preto-e-branco, e portanto devem ser compreensíveis desta forma. As figuras devem ser enviadas em formato eletrônico, em arquivos independentes, nas extensões .jpg, .gif ou .tif.

Fotografias de pacientes não devem permitir sua identificação.

Gráficos devem ser apresentados somente em duas dimensões.

Quando uma figura recebida eletronicamente apresentar baixa qualidade para impressão, o editor poderá entrar em contato com os autores solicitando o envio em alta resolução. No caso de fotos enviadas pelo correio, todas devem ser identificadas no verso com o uso de etiqueta colante contendo o nome do primeiro autor e uma seta indicando o lado para cima, bem como a numeração corresponde à sua legenda.

Não deverão ser enviados originais de radiografias ou de fotografias, bem como de nenhum outro registro clínico-laboratorial.

As publicações de tabelas e figuras são em escala de cinza ou preto e branco.  

Agradecimentos

Nesta seção, deve-se reconhecer o trabalho de pessoas que tenham colaborado intelectualmente para o artigo.

 Apoio

Nesta seção, deve-se reconhecer o incentivo de pessoas ou Instituições que tenham colaborado com apoio material.

 2. INFORMES TÉCNICOS

Deve ser compostos de página de rosto contendo os mesmo elementos citados em "artigos originais", porém com resumo não-estruturado (máximo de 150 palavras), seguida do texto e lista de referências. A formatação de tabelas (se houver), legendas de figuras (se houver) e figuras (se houver) segue o mesmo padrão de "artigos originais". Inovações em procedimentos técnicos devem ter este caráter especificado na folha de rosto.

 3. NOTAS PRÉVIAS

 Deve ser compostos de página de rosto contendo os mesmo elementos citados em "artigos originais", porém com resumo não-estruturado (máximo de 150 palavras), seguida do texto composto por no máximo, 1.500 palavras e lista de referências( com no máximo, 25 referências). A formatação de tabelas (se houver), legendas de figuras (se houver) e figuras (se houver) segue o mesmo padrão de "artigos originais". 

 4. ARTIGOS DE REVISÃO, METANÁLISES E COMENTÁRIOS EDITORIAIS

Devem ser compostos de: página de rosto, resumo não-estruturado (máximo de 150 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto, lista de referências, tabelas (se houver), legendas de figuras (se houver) e figuras (se houver). A formatação segue o padrão descrito em "artigos originais".

 5. RESUMOS DE MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES:

Devem ser compostos por página de rosto contendo o título, nome do autor e do orientador, membros da banca, data de apresentação, identificação do serviço ou departamento onde a tese foi desenvolvida e apresentada, resumo de no máximo 400 palavras, cinco palavras-chave. Para trabalhos em português ou espanhol, acrescenta-se título em inglês, abstract e keywords. O corpo do texto deverá conter no máximo 3.000 palavras. As referências devem se restringir a 50 citações.

 6. CARTAS AO EDITOR:

Devem ser compostas de título, nome do autor, identificação do tema ou da publicação que está sendo comentada e lista de referências (se houver). Cartas devem ter, no máximo, 350 palavras.

ENVIO DO TRABALHO

As submissões devem ser realizadas online no endereço http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/riee. O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Artigos

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