Proporção áurea em dentes permanentes anteriores superiores
Palavras-chave:
Seção Dentes. Dentes Anteriores. Estética. Dentística Operatória. Estética Dentária.Resumo
Este trabalho foi uma revisão de literatura que discorre sobre a regra de proporção áurea em dentes anteriores superiores, no período de 1998 a 2012, utilizando como base de dados o periódico Capes e o acervo da biblioteca da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Concluiu-se que a proporção áurea pode ser encontrada nos dentes anteriores superiores, numa visão frontal, entre a largura do incisivo central e a largura do lateral, e entre a largura do incisivo lateral e largura do canino. Porém, esta proporção não ocorre naturalmente na maior parte da população. Nos tratamentos restauradores estéticos de dentes anteriores superiores a proporção divina pode ser usada como guia, devolvendo de forma eficiente a harmonia do sorriso, porém não garantindo a beleza do sorriso, já que este é um conceito bastante subjetivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.