Efeito da terapia periodontal sobre a glicemia em pacientes porta dores de diabetes mellitus
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus. Hiperglicemia. Índice Glicêmico. Periodontite.Resumo
Objetivo: Avaliar o efeito da terapia periodontal sobre os níveis de glicemia capilar em pacientes diabéticos portadores de periodontite crônica. Métodos: Quinze pacientes diabéticos, que apresentavam periodontite crônica (n=15), foram submetidos a procedimentos de terapia periodontal não-cirúrgica. Os valores de glicemia capilar foram aferidos no início e no término do tratamento odontológico. Resultados: A correlação entre os valores médios da glicemia capilar, antes e após a terapia periodontal, de todos os pacientes (n=15), não foi significativa. Porém, quando analisados apenas os pacientes com níveis altos de glicemia capilar (> 250 mg/dl), foi observada redução efetiva no nível glicêmico, após o tratamento (p<0,001). Conclusões: A terapia periodontal é uma importante ferramenta teurapêutica para o controle da glicemia de pacientes com altos níveis glicêmicos portadores de periodontite crônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.