Análise biométrica e morfologia do rim de ratos submetidos à restrição proteica gestacional
Palavras-chave:
Hipertensão. Nefropatia. Restrição Proteica. Gestação. Ratos Wistar.Resumo
Restrição proteica gestacional em ratos está associada ao desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão na idade adulta. O objetivo deste estudo foi desenvolver modelo em ratos para o desenvolvimento de hipertensão através da restrição proteica durante a gestação e avaliar a relação da mesma com o baixo peso ao nascer e a morfologia renal. Foram estudados filhotes de ratos, machos e fêmeas, divididos em grupos controle e restrito nas seguintes idades: dia do nascimento, 10 dias, 3 e 6 meses pós-natais. Os animais restritos durante a gestação nasceram com massa corporal e volume renal menor do que os animais que tiveram dieta normoproteica durante a gestação, além de apresentar lesão renal na idade adulta o que provocou desenvolvimento da hipertensão arterial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.