Educação Continuada em Saúde

Ações de Prevenção, Promoção e Controle das Doenças Infecto-parasitárias em Distritos Rurais e Endêmicos do Município de Governador Valadares, Minas Gerais

Autores

  • Pauline Martins Leite Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Carolina M. M. Valente Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daiane Vaz Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniel Madeira Cardoso Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Eduardo Chang Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Geraldo M. da Silva Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Jennifer Delgado Garcia Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Júlia Madeira Lara Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa Moura de M. Franco Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Letícia Martucci Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Miguel de Oliveira Lima Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Educação em saúde, Doenças infecto-parasitárias, Extensão universitária, Pesquisa

Resumo

125 crianças, de 4 a 10 anos de idade, matriculadas em duas escolas públicas de Chonin de Cima, distrito rural de Governador Valadares. A maior parcela dos participantes é do sexo masculino (54,4%); cursando o 1o ano do ensino fundamental (20,8%). A mediana de idade corresponde a 7 anos. Integrar pesquisa e extensão para identificar vulnerabilidades quanto às DIP entre escolares residentes em área endêmica; além de aplicar intervenções para alterar a realidade identificada por meio da educação continuada em saúde. Os participantes responderam a questionários e as informações obtidas foram analisadas no programa estatístico PRISMA 5.0 por meio dos testes de Fisher e qui-quadrado, fixando-se valores p<0,05 como significativos. A partir dos dados encontrados, organizaram-se 4 ações de educação em saúde, cujas temáticas foram: higiene, parasitoses intestinais (PI),
acidentes com animais peçonhentos (AAP) e arboviroses. Utilizaram-se teatro, jogos, cinema, música, aulas expositivas e exibição de espécies no formol como recursos educacionais. 22,4% dos indivíduos referiram quadro anterior de arbovirose, enquanto 30,4% afirmaram que algum familiar já teve dengue, Zika ou Chikungunya. Nesse contexto, 64,8% dizem ter visto água parada no ambiente domiciliar e 76,0% relata grande quantidade de mosquitos em casa. 30,0% refere adoecimento prévio por PI e 13,0% diz que algum familiar residente na mesma moradia apresentou tal quadro. 13,6% sofreram AAP, com enfoque para escorpionismo. 95,2% já viram serpente, escorpião, aranha ou centopeia em casa; e 35,2% afirmam que familiares tiveram AAP. Salienta-se que foram observadas correlações entre idade 4-7 anos e história pregressa de AAP ou arbovirose; além de correlações entre idade 8-10 anos e conhecimento sobre higiene e DIP. Com relação às intervenções, percebeu-se a inserção de novos conceitos no público-alvo, majoritariamente no que diz respeito à profilaxia e condução das moléstias discutidas. A falta de conhecimento, a menor faixa etária e a exposição a fatores de risco como a circulação de vetores foram as principais vulnerabilidades identificadas. Os recursos que foram utilizados aproximam as informações à realidade e à faixa etária do público atendido, permitindo maior efetividade. Ressalta-se, portanto, a relevância da integração entre pesquisa e extensão para múltiplos benefícios à coletividade, com cerne na prevenção às DIP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

LEITE, P. M. .; VALENTE, A. C. M. M. .; COELHO, D. V. .; CARDOSO, D. M. .; CHANG, E. .; SILVA JÚNIOR, G. M. da .; GARCIA, J. D. .; LARA, J. M. .; FRANCO, L. M. de M. .; MARTUCCI, L. .; LIMA, M. de O. . Educação Continuada em Saúde: Ações de Prevenção, Promoção e Controle das Doenças Infecto-parasitárias em Distritos Rurais e Endêmicos do Município de Governador Valadares, Minas Gerais. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48233. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)