Educação Financeira, Conjuntura Econômica e Políticas Públicas

Construindo Jovens Cidadãos

Authors

  • Leandro Roberto de Macedo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sergio Louro Borges Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • John Leno Castro dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Aryany Atzori de Souza Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruna da Silva Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Samara Silva Conrado Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Educação financeira, Consumo consciente, Gestão de renda

Abstract

O tema Educação Financeira é relevante como política pública, sendo incluída no planejamento do governo federal por intermédio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que favorece a promoção da educação financeira e previdenciária, o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. O Indicador de Educação Financeira – IndEF, divulgado em 2014, aponta para o desconhecimento dos conceitos difundidos pelo projeto proposto (SERASA CONSUMIDOR e IBOPE INTELIGÊNCIA, 2014). Verificou-se, segundo a referida pesquisa, o crescimento da inadimplência sem contrapartida estrutural, ou seja, sem crescimento do desemprego. Como uma das prováveis causas desse crescimento, o relatório aponta a deficiência na educação financeira dos brasileiros. A pesquisa revela ainda que entre os jovens de 16 a 24 anos, 40% não conseguem controlar a relação renda versus consumo, e 62% não fazem nenhum tipo de planejamento para o longo prazo, representado pela aposentadoria. Em acréscimo, nos relatórios mais recentes do IndEF, 2014 e 2017, na diferenciação por idade, os jovens de 16 a 24 apresentaram o menor nível de conhecimento geral sobre educação financeira (SERASA CONSUMIDOR e IBOPE INTELIGÊNCIA, 2018). Na cidade de Governador Valadares, esta população é composta também pelos alunos matriculados no ensino médio, que totalizam 11.722 matriculados na rede de ensino estadual, federal e privada (INEP, 2017). Considerando somente as escolas públicas, a quantidades de alunos matriculados é de 10.578 (88,4% do total) na rede Estadual e 219 (1,9% do total) na rede Federal (INEPDATA, 2017). Buscando contribuir na melhoria do conhecimento sobre o tema Educação Financeira o presente projeto buscou promover e fomentar a cultura de educação financeira, análise econômica e de políticas públicas entre os jovens, principalmente, da rede pública de ensino da cidade de Governador Valadares promovendo palestras e eventos sobre o tema, em sua maioria, ministrados pelos discentes participantes do projeto. Como resultado, ao longo dos últimos 12 meses, o presente projeto levou o conhecimento sobre o tema por meio de participação em 5 eventos, apresentação de 5 palestras e organização da segunda edição da Semana Nacional de Educação Financeira, evento apoiador das propostas da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), atingindo um público total de aproximadamente 250 pessoas.

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Published

2025-05-20

How to Cite

MACEDO, L. R. de .; BORGES, S. L. .; SANTOS, J. L. C. dos .; ALVES, A. A. de S. .; QUEIROZ, B. da S. .; SAMPAIO, S. S. C. . Educação Financeira, Conjuntura Econômica e Políticas Públicas: Construindo Jovens Cidadãos. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48190. Acesso em: 5 dec. 2025.

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