Educação Financeira, Conjuntura Econômica e Políticas Públicas
Construindo Jovens Cidadãos
Palavras-chave:
Educação financeira, Consumo consciente, Gestão de rendaResumo
O tema Educação Financeira é relevante como política pública, sendo incluída no planejamento do governo federal por intermédio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que favorece a promoção da educação financeira e previdenciária, o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. O Indicador de Educação Financeira – IndEF, divulgado em 2014, aponta para o desconhecimento dos conceitos difundidos pelo projeto proposto (SERASA CONSUMIDOR e IBOPE INTELIGÊNCIA, 2014). Verificou-se, segundo a referida pesquisa, o crescimento da inadimplência sem contrapartida estrutural, ou seja, sem crescimento do desemprego. Como uma das prováveis causas desse crescimento, o relatório aponta a deficiência na educação financeira dos brasileiros. A pesquisa revela ainda que entre os jovens de 16 a 24 anos, 40% não conseguem controlar a relação renda versus consumo, e 62% não fazem nenhum tipo de planejamento para o longo prazo, representado pela aposentadoria. Em acréscimo, nos relatórios mais recentes do IndEF, 2014 e 2017, na diferenciação por idade, os jovens de 16 a 24 apresentaram o menor nível de conhecimento geral sobre educação financeira (SERASA CONSUMIDOR e IBOPE INTELIGÊNCIA, 2018). Na cidade de Governador Valadares, esta população é composta também pelos alunos matriculados no ensino médio, que totalizam 11.722 matriculados na rede de ensino estadual, federal e privada (INEP, 2017). Considerando somente as escolas públicas, a quantidades de alunos matriculados é de 10.578 (88,4% do total) na rede Estadual e 219 (1,9% do total) na rede Federal (INEPDATA, 2017). Buscando contribuir na melhoria do conhecimento sobre o tema Educação Financeira o presente projeto buscou promover e fomentar a cultura de educação financeira, análise econômica e de políticas públicas entre os jovens, principalmente, da rede pública de ensino da cidade de Governador Valadares promovendo palestras e eventos sobre o tema, em sua maioria, ministrados pelos discentes participantes do projeto. Como resultado, ao longo dos últimos 12 meses, o presente projeto levou o conhecimento sobre o tema por meio de participação em 5 eventos, apresentação de 5 palestras e organização da segunda edição da Semana Nacional de Educação Financeira, evento apoiador das propostas da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), atingindo um público total de aproximadamente 250 pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leandro Roberto de Macedo, Sergio Louro Borges, John Leno Castro dos Santos, Aryany Atzori de Souza Alves, Bruna da Silva Queiroz, Samara Silva Conrado Sampaio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).