Sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores de usuários de oxigenoterapia domiciliar prolongada
Palavras-chave:
Cuidadores, Oxigenoterapia, Qualidade de VidaResumo
Os usuários de oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) podem apresentar complicações funcionais, as quais contribuem para o aumento do grau de dependência e sobrecarga em seus cuidadores. Os objetivos foram avaliar o nível de sobrecarga e a qualidade de vida dos cuidadores de usuários de ODP e investigar os fatores associados. Este é um estudo transversal, com cuidadores de pacientes em ODP. Cuidadores cujos pacientes fossem menores de 18 anos e/ou apresentassem comprometimento cognitivo foram excluídos. Foram coletados dados sociodemográficos, informações sobre o cuidado aos pacientes, o nível de sobrecarga (Caregiver Burden Inventory - CBI) e a qualidade de vida (EuroQol5-Dimension 3 levels - EQ-5D-3L, por meio do índice EQ-5D e o escore do estado geral de saúde considerando a Visual Analogue Scale - EQ-5D-VAS). Os usuários de ODP foram avaliados quanto às suas comorbidades (Índice de Comorbidade de Charlson), função pulmonar (espirometria), nível de dispneia (modified Medical Research Council - mMRC), nível de dependência nas atividades de vida diária (Escala de Katz) e mobilidade (Life Space Assessment - LSA). Análise estatística: O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para verificar o tipo de distribuição das variáveis. Coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman foram analisados. O nível de significância foi de p<0,05. Quarenta cuidadores foram incluídos (52,9±14,8 anos; com tempo de dedicação ao usuário de ODP de 17,0 (1,0-24,0) horas/dia. A mediana no CBI foi de 36,0 (5,0-91,0), o índice EQ-5D foi 0,734 (0,372-1,000) e o escore EQ-5D-VAS de 80,0 (0-100). O escore do CBI apresentou correlaçãosignificativa com o tempo dedicado ao usuário de ODP (rs=0,400; p=0,010), o mMRC(rs=0,326; p=0,040), com o índice de qualidade de vida EQ-5D (rs=-0,441; p=0,004)e escore EQ-5D-VAS (rs=-0,393; p=0,015). O índice EQ-5Q se correlacionou com ofato de o cuidador morar com o usuário (rs=0,391; p=0,013),não ser remunerado (rs=0,351; p=0,026) e inversamente com o tempo dedicado ao usuário de ODP (rs=-0,356; p=0,024). O aumento na sobrecarga dos cuidadores de usuários de ODPestá associado à pior qualidade de vida. O nível de sobrecarga dos cuidadores está relacionado ao tempo dedicado ao cuidado e ao grau de dispneia do paciente. A qualidade de vida dos cuidadores pode estar mais comprometida naqueles que residem no mesmo domicílio que o paciente, que não são remunerados e que dedicam maior tempo ao cuidado com o usuário de ODP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristino Carneiro Oliveira, Brisa Lídia Simões, Brena Paiva França, Lucas Dos Anjos Sena, Ester Cardoso Alves, Laura Alves Cabral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).