Avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares e relação com a capacidade funcional em crianças escolares
Palavras-chave:
Crianças, Doenças cardiovasculares, Fatores de riscoResumo
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Evidências científicas sugerem que o processo aterosclerótico, precursor das doenças coronarianas, se inicia ainda na infância e é agravado na presença de fatores de risco, que incluem o tabagismo, obesidade e sedentarismo. Tais fatores podem ser influenciados pelos hábitos de vida, ou seja, mudanças na rotina alimentar e a prática de atividade física são capazes de alterá-los. O controle desses fatores de risco pode interferir na capacidade funcional das crianças. Os objetivos foram identificar a ocorrência de obesidade, de sedentarismo e de tabagismo passivo em crianças em idade escolar, e verificar se há associação entre esses fatores e a capacidade funcional avaliada pelo Teste de Caminhada
de Seis Minutos (TC6). Trata-se de um estudo transversal realizado com crianças em idade escolar (7 a 12 anos), de ambos os sexos, matriculados em instituição de ensino da rede pública na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, no período compreendido entre maio de 2017 e maio de 2018. As crianças foram avaliadas a partir de informações obtidas por um questionário semiestruturado aplicado aos pais, bem como obtenção de medidas antropométricas, e pelo TC6. Utilizou-se medidas descritivas e Teste Qui-quadrado para a análise dos dados por meio do software Jamovi versão 1.1.2.0 (a=0,05). Foram avaliadas 105 crianças (52,4% do sexo masculino) - a média da idade foi de 9,7±1,8 anos, do peso 38 ±12,9 Kg e da altura 141±12,4 cm. A mediana da distância percorrida no TC6 foi 411 (301-646) m. Quanto aos fatores de risco avaliados, 18% das crianças eram obesas, 78% não praticava atividade física regular e 21% eram fumantes passivos. Não houve associaçãoestatisticamente significante entre obesidade (p=0,24), tabagismo passivo (p=0,34) e sedentarismo (p=0,6) com a capacidade funcional avaliada por meio do TC6. Conclui-se que as crianças avaliadas estão expostas a fatores de risco para doenças cardiovasculares como obesidade, tabagismo passivo e sedentarismo. Contudo, esses fatores parecem não interferir em sua capacidade funcional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laura Alves Cabral, Leidiane De Cássia Pereira, Laiza Alves de Oliveira, Cristino Carneiro Oliveira, Vanessa Cardoso Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).