Avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares e relação com a capacidade funcional em crianças escolares

Autores

  • Laura Alves Cabral Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Leidiane De Cássia Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Laiza Alves de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Cristino Carneiro Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Vanessa Cardoso Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Crianças, Doenças cardiovasculares, Fatores de risco

Resumo

As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Evidências científicas sugerem que o processo aterosclerótico, precursor das doenças coronarianas, se inicia ainda na infância e é agravado na presença de fatores de risco, que incluem o tabagismo, obesidade e sedentarismo. Tais fatores podem ser influenciados pelos hábitos de vida, ou seja, mudanças na rotina alimentar e a prática de atividade física são capazes de alterá-los. O controle desses fatores de risco pode interferir na capacidade funcional das crianças. Os objetivos foram identificar a ocorrência de obesidade, de sedentarismo e de tabagismo passivo em crianças em idade escolar, e verificar se há associação entre esses fatores e a capacidade funcional avaliada pelo Teste de Caminhada
de Seis Minutos (TC6). Trata-se de um estudo transversal realizado com crianças em idade escolar (7 a 12 anos), de ambos os sexos, matriculados em instituição de ensino da rede pública na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, no período compreendido entre maio de 2017 e maio de 2018. As crianças foram avaliadas a partir de informações obtidas por um questionário semiestruturado aplicado aos pais, bem como obtenção de medidas antropométricas, e pelo TC6. Utilizou-se medidas descritivas e Teste Qui-quadrado para a análise dos dados por meio do software Jamovi versão 1.1.2.0 (a=0,05). Foram avaliadas 105 crianças (52,4% do sexo masculino) - a média da idade foi de 9,7±1,8 anos, do peso 38 ±12,9 Kg e da altura 141±12,4 cm. A mediana da distância percorrida no TC6 foi 411 (301-646) m. Quanto aos fatores de risco avaliados, 18% das crianças eram  obesas, 78% não praticava atividade física regular e 21% eram fumantes passivos. Não houve associaçãoestatisticamente significante entre obesidade (p=0,24), tabagismo passivo (p=0,34) e sedentarismo (p=0,6) com a capacidade funcional avaliada por meio do TC6. Conclui-se que as crianças avaliadas estão expostas a fatores de risco para doenças cardiovasculares como obesidade, tabagismo passivo e sedentarismo. Contudo, esses fatores parecem não interferir em sua capacidade funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

CABRAL, L. A. .; PEREIRA, L. D. C. .; OLIVEIRA, L. A. de .; OLIVEIRA, C. C. .; SILVA, V. C. . Avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares e relação com a capacidade funcional em crianças escolares. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48077. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)