Leishmaniose Tegumentar Americana no município de Governador Valadares, Minas Gerais, no período de 2008 a 2017
Estudo Descritivo
Palabras clave:
leishmaniose tegumentar americana, estudo descritivo, saúde públicaResumen
A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecto parasitária, causada por protozoários do gênero Leishmania, que apresenta um complexociclo epidemiológico e acomete pele e mucosas. Caracterizada como problema desaúde pública, Governador Valadares (GV) é considerada área endêmica no estadode Minas Gerais. Este estudo avaliou o perfil dos casos confirmados de LTA em GV, no período de 2008 a 2017. Foram analisados dados secundários, coletadosdo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério daSaúde, no programa EpiInfo® versão 7.2. No período estudado ocorreram 152casos, a maioria em indivíduos a partir de 31 anos (65,12%), brancos (41,45%) epardos (40,79%). Mulheres (46,05%) e homens (53,95%) foram afetados, sendoa forma cutânea predominante (82,24%). A coinfecção com HIV foi detectadaem 3 indivíduos, com alto percentual de ignorados (82,24%). A confirmação laboratorial ocorreu em 148 casos (97,37%). O índice positivo dentre aqueles emque os testes foram realizados foi 83,81% na Intradermorreação de Montenegro,94,95% no histopatológico e 46,38% no parasitológico direto. O tratamento comantimonial pentavalente, primeira escolha para LTA, foi realizado em 131 indivíduos (86,18%). Pela alta taxa de casos em indivíduos acima de 51 anos (26,97%) torna-se necessário cuidados adicionais e revisão do tratamento. Destes, 2 evoluíram para óbito. A evolução para cura clínica ocorreu em 121 casos (79,61%), com altopercentual de abandono (10,53%). Notou-se uma diminuição do número de casosao longo dos anos, 63,15% no primeiro triênio e 12,5% no último. A maior incidênciana zona urbana (92,10%) difere do caráter rural e Peri urbano da doença, podendoestar relacionada com imprecisão da definição das áreas periurbanas no município ou a própria urbanização da doença. A predominância da forma cutânea reafirmao padrão epidemiológico descrito na literatura, relacionada a bom prognóstico,com elevada taxa de cura. O conhecimento do perfil dos casos é importante na elaboração de estratégias locais de assistência e prevenção eficazes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alexandra Paiva Araújo Vieira, Débora De Souza Pazini, Gustavo Henrique Coelho De Pinho, Enzo Silva Araújo, Luís Filipe Fernandes Cabral, Waneska Alexandra Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).