ZOONOSES DE ACOMETIMENTO RESPIRATÓRIO EM MINAS GERAIS
estudo descritivo da morbimortalidade.
Palavras-chave:
Zoonoses, Infecções respiratórias, Mortalidade, HospitalizaçãoResumo
Introdução: As zoonoses são doenças transmitidas dos animais ao homem e estão associadas a diferentes ambientes e agentes etiológicos, como bactérias, vírus e fungos, representando importante problema de saúde humana e animal. Objetivo: Realizar análise descritiva dos registros de óbitos e de hospitalizações por doenças zoonóticas respiratórias infecciosas, em residentes de Minas Gerais, de 2000 a 2020. Métodos: Utilizou-se abordagem quantitativa descritiva com dados secundários não nominais, disponibilizados publicamente pela Secretaria Estadual de Saúde do estado. Os dados referem-se a 2000 a 2020 e foram retirados dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade e de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo analisados sob a estatística descritiva. Para o cálculo de taxas, os dados populacionais foram obtidos de estimativas populacionais, disponibilizadas pelo Departamento de Informática do SUS. Foram incluídos os registros cujo CID-10 estava relacionado a doenças zoonóticas de acometimento pulmonar como causa básica de morte e como diagnóstico principal de internação, sendo-os agrupados segundo grupo de agente etiológico: fungos, vírus e bactérias e parasitas. Foram excluídos os códigos de doenças não consideradas zoonoses de acometimento respiratório ou que não especificam o agente etiológico. Também foram excluídas doenças que se enquadravam no objetivo do artigo, porém que não possuíam registros nos bancos de dados analisados. Devido ao caráter atípico de 2020, os dados desse ano foram analisados isoladamente e comparados aos demais anos. Utilizaram-se livros da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO, 2001; PAHO, 2003a, 2003b) como referência para considerar as doenças incluídas como zoonoses. Códigos utilizados para a COVID-19 (B34.2 e B97.2) foram incluídos considerando-se a origem associada à transmissão zoonótica do novo coronavírus (SARS-CoV-2) (WHO, 2021). Resultados: Quanto às hospitalizações, entre 2000 e 2019 foram contabilizados 10.710 registros, com letalidade hospitalar de 5,4% e, no ano de 2020, 35.468 registros, com letalidade hospitalar de 19,2%. Quanto à mortalidade, foram identificados 411 óbitos, no período de 2000 a 2019, e 12.906 óbitos, em 2020. Os vírus mostraram-se os principais agentes nas taxas de internação e de mortalidade, com pico em 2020. Entre 2000 e 2019, as internações foram predominantes em homens, faixa etária 0-17 anos (42,8%) e raça branca (13,6%), com maior mortalidade
na faixa 45-59 anos (34,7%) e raça branca (54,0%). Em 2020, ambas predominaram em homens, acima de 60 anos e nas raças branca e parda. Em todo o período do estudo, observou-se grande participação dos registros por infecção por coronavírus (B34.2). No grupo bactérias e parasitas, destaca-se a actinomicose pulmonar (A42.0), e, nos fungos, a blastomicose pulmonar (B40). Conclusão: As doenças respiratórias zoonóticas representam um importante problema de saúde pública de Minas Gerais, com alta morbidade hospitalar e mortalidade, refletindo a necessidade de uma investigação laboratorial detalhada. Os achados contribuem para conhecer a ocorrência das zoonoses na população mineira e subsidiar futuras ações de vigilância e controle dessas doenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa da Silva Torres França, Nicolas Emanuel Oliveira Reis, Gabriela Sousa Leandro, Isabela Fernandes Coelho Cunha, Waneska Alexandra Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).