Imagem corporal em crianças
comparação nas cinco regiões brasileiras
Palavras-chave:
Imagem corporal, Criança, MídiaResumo
A representação mental de um indivíduo sobre o seu próprio corpo e imagem corporal está em constante mudança ao longo de todo o desenvolvimento humano. É no período da infância que preocupações com o peso, crenças relacionadas ao corpo e comportamentos direcionados à melhora da aparência física podem ter início. São inúmeros os fatores que influenciam a imagem corporal das pessoas em diferentes culturas, inclusive os contextos regionais. O Brasil é um país de dimensões continentais, portanto, é possível que a imagem de crianças varie de uma região para a outra. O objetivo foi comparar preocupações e comportamentos relacionados ao corpo e a influência de pais, amigos e mídia e insatisfação corporal em meninos e meninas nas cinco regiões brasileiras. Métodos: Estudo de natureza exploratório- descritiva, quantitativa e transversal realizada com crianças de 7 a 11 anos. O recrutamento amostral foi feito por contato direto em diferentes escolas públicas e privadas das 5 regiões do Brasil. Foram utilizados quatro instrumentos de avaliação: 1) questionário sociodemográfico - 2) Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 Revised - 3) Escala de Silhueta para Crianças Brasileiras - e 4) Escala de Preocupações e Comportamentos Relacionados ao Corpo de Crianças. Para a análise de dados, foram adotados testes não paramétricos de comparações entre grupos (Kruskall-Wallis e U de Mann-Whitney). Foram identificadas diferenças significativas nas comparações das 5 regiões brasileiras para todas as variáveis analisadas. Entre as meninas, observou-se uma tendência de menores valores de insatisfação corporal - preocupações e comportamentos relacionados ao corpo - e influência dos padrões sociais nas regiões Centro-Oeste e Norte, em relação às
demais. Já entre os meninos, aqueles da região Sudeste demonstraram maiores, especialmente em relação às regiões Centro-Oeste. A imagem corporal das crianças varia dependendo de qual região brasileira a população está localizada. Tendo em vista a saúde mental infantil, a ampliação do campo de estudo sobre este tema em meninos e meninas é de extrema relevância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clara Mockdece Neves, Stéfane Maria de Oliveira Meireles, Mateus Vilela C. Pagungue

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).