Imagem corporal em crianças
comparação nas cinco regiões brasileiras
Keywords:
Imagem corporal, Criança, MídiaAbstract
A representação mental de um indivíduo sobre o seu próprio corpo e imagem corporal está em constante mudança ao longo de todo o desenvolvimento humano. É no período da infância que preocupações com o peso, crenças relacionadas ao corpo e comportamentos direcionados à melhora da aparência física podem ter início. São inúmeros os fatores que influenciam a imagem corporal das pessoas em diferentes culturas, inclusive os contextos regionais. O Brasil é um país de dimensões continentais, portanto, é possível que a imagem de crianças varie de uma região para a outra. O objetivo foi comparar preocupações e comportamentos relacionados ao corpo e a influência de pais, amigos e mídia e insatisfação corporal em meninos e meninas nas cinco regiões brasileiras. Métodos: Estudo de natureza exploratório- descritiva, quantitativa e transversal realizada com crianças de 7 a 11 anos. O recrutamento amostral foi feito por contato direto em diferentes escolas públicas e privadas das 5 regiões do Brasil. Foram utilizados quatro instrumentos de avaliação: 1) questionário sociodemográfico - 2) Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 Revised - 3) Escala de Silhueta para Crianças Brasileiras - e 4) Escala de Preocupações e Comportamentos Relacionados ao Corpo de Crianças. Para a análise de dados, foram adotados testes não paramétricos de comparações entre grupos (Kruskall-Wallis e U de Mann-Whitney). Foram identificadas diferenças significativas nas comparações das 5 regiões brasileiras para todas as variáveis analisadas. Entre as meninas, observou-se uma tendência de menores valores de insatisfação corporal - preocupações e comportamentos relacionados ao corpo - e influência dos padrões sociais nas regiões Centro-Oeste e Norte, em relação às
demais. Já entre os meninos, aqueles da região Sudeste demonstraram maiores, especialmente em relação às regiões Centro-Oeste. A imagem corporal das crianças varia dependendo de qual região brasileira a população está localizada. Tendo em vista a saúde mental infantil, a ampliação do campo de estudo sobre este tema em meninos e meninas é de extrema relevância.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Clara Mockdece Neves, Stéfane Maria de Oliveira Meireles, Mateus Vilela C. Pagungue

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).