Avaliação do papel do complexo FAK/SRC no apoptose de linhagens celulares de neoplasias mieloproliferativas crônicas
Palabras clave:
FAK, Apoptese, Neoplasias MieloproliferativasResumen
As Neoplasias Mieloproliferativas Crônicas, também chamadas de Neoplasias Mieloproliferativas cromossomo Philadelphia negativas (NMPC-Ph-) - Policitemia Vera (PV), Trombocitemia Essencial (TE) e Mielofibrose Primária (MF) - são doenças clonais das células tronco hematopoiéticas caracterizadas por sua expansão excessiva, independente de citocinas. Nesses pacientes, a principal alteração genética descrita é a mutação JAK2V617F. Estudos têm demonstrado alterações nos processos de apoptose e ciclo celular nas NMPC. A proteína Focal Adhesion Kinase (FAK), tirosina quinase do tipo não-receptor, relacionada com adesão, sobrevivência e motilidade celular, tem sido descrita como participante na fisiopatologia de neoplasias, apresentando-se super expressa em diversos tipos de tumores. A proteína SRC é uma tirosina quinase não-receptora envolvida em vias de sinalizaçăo disparadas pela FAK ativada e sua atuação tem caráter regulatório em diversos processos celulares como diferenciação, proliferação e apoptose. Desta forma, torna-se interessante estudar a interação das proteínas FAK e SRC em linhagens celulares JAK2V617F positivas e também os efeitos decorrentes da inibição da interação FAK/SRC na viabilidade celular. Foram realizadas a padronização da metodologia de western blotting para detecção das proteínas FAK e SRC e da técnica de imunoprecipitação da proteína FAK. Foi possível demonstrar a expressão da FAK e também a interação das proteínas FAK e SRC na linhagem HEL 92.1.7 (homozigota para JAK2V617F). Foi realizada também a padronização do ensaio de viabilidade
celular com MTT (3-(4,5-dimetiltiazol-2yl) -2,5-difenil brometo de tetrazolina) e um ensaio preliminar com o peptídeo sintetizado para diminuir a interação FAK/SRC mostrou diminuição da viabilidade celular. Esses resultados indicam uma possível participação da FAK na viabilidade celular da linhagem HEL 92.1.7, justificando a continuidade dos estudos sobre o papel da interação FAK/SRC na viabilidade celular e apoptose nas NMPC. Agradecimentos: FAPEMIG (APQ-02185-16), PROPP-UFJF (Edital XXI PROBIC/FAPEMIG 2018/2019) e CT_INFRA2013/FINEP.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Raquel Tognon Ribeiro, Ana Cristina Ribeiro Bernardo, Michelle B.M.P. Antunes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).