Análise Da Prestação De Contas Eleitorais Como Instrumento De Promoção Da Transparência e Accountability No Setor Público

Autores

  • Anderson de Oliveira Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Jully Anne Palhares Lins de Albuquerque Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Micaela Alves Braga Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Prestação de Contas Eleitorais, Accountability, Finanças Públicas

Resumo

Resumo Nas campanhas eleitorais, os recursos arrecadados pelos partidos e
candidatos para o seu financiamento são fatores decisivos para sua realização,
principalmente pela correlação entre os custos de campanha e o número de eleitores
(AGRA, 2010), sendo obrigatória a prestação de contas. Portanto, a finalidade da
pesquisa se atém em proceder o levantamento das normas que regulamentaram
a prestação de contas eleitorais até o ano de 2016, assim como verificar, com
base nos preceitos teóricos da accountability, se os instrumentos normativos
que delineiam a prestação de contas eleitorais contribuem para a promoção da
accountability no setor público. Para melhor análise da pesquisa, o método utilizado
foi a Análise de Conteúdo da legislação aplicável nas campanhas eleitorais de 2016.
A amostra da pesquisa abrangeu entre Leis, Resoluções, Instruções Normativas e
Comunicados, um total de 8 (oito) instrumentos normativos, totalizando 197 artigos.
Após a exploração do material, os dados foram codificados e categorizados em
4 (quatro) dimensões da accountability, sendo elas: Transparência, Prestações de
Contas, Responsabilização e Sanção, e suas respectivas subcategorias. Constatouse que o material analisado contribui para a accountability de forma geral, porém, a
contribuição é pequena diante da quantidade de tópicos analisados. As dimensões
que se destacaram foram Transparência e Prestação de Contas, e as dimensões
que menos receberam contribuição foram as de Sanção e Responsabilização, o que
pode consequentemente, abrir brecha para ocorrência de atos ilícitos e irregulares
por parte dos candidatos e partido.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

REIS, A. de O. .; ALBUQUERQUE, J. A. P. L. de .; BRAGA, M. A. . Análise Da Prestação De Contas Eleitorais Como Instrumento De Promoção Da Transparência e Accountability No Setor Público. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47955. Acesso em: 5 dez. 2025.