PET-SAÚDE
Interprofissionalidade – Grupo tutorial Unidade Vila dos Montes
Palavras-chave:
PET-Saúde, Interprofissionalidade, Planejamento Estratégico Situacional, Trabalho ColaborativoResumo
O Projeto de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), foi instituído em
2008, para promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade envolvendo
docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento
de atividades na rede de serviços de saúde, de acordo com os princípios e
necessidades do SUS. Tem como objetivo fomentar grupos de aprendizagem
tutorial na Atenção Básica, contemplando a integração com os demais níveis de
atenção. O tema dessa edição é a educação interprofissional, que será abordada
durante os anos de 2019 e 2020. O processo de trabalho envolve a vivência prática
na Unidades Vila dos Montes em Governador Valadares, com grupos compostos por
alunos de diversas áreas da graduação (medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia,
farmácia e educação física) e multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde
e da UFJF-GV, como assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta,
farmacêutico, médico, nutricionista, profissional de educação física e psicólogo. Além disso, também são realizados estudos teóricos, reuniões semanais, redação
de projetos, relatórios e roteiro tutorial, ciclos integradores e portfólios. O grupo está
desenvolvendo o Planejamento Estratégico Situacional (PES), metodologia criada
para auxiliar no enfrentamento dos desafios de administração pública a partir da
organização de um plano operativo. No primeiro semestre, foi realizado o diagnóstico
situacional e concluídos os momentos explicativo, normativo e estratégico. Após a
priorização dos problemas foi definido o tema a “Negligência do cuidado com os
profissionais da ESF” e construído o plano de ação para as intervenções propostas
na Unidade, que serão executadas no momento tático-operacional no segundo
semestre. O PET-Saúde/Interprofissionalidade tem contribuído para formar
profissionais mais aptos para o trabalho interprofissional em saúde, para promover
mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para
cursos de graduação na área da saúde, além das iniciativas que utilizam práticas de
Educação Permanente. Tudo isso colocando em prática as atividades educacionais
por meio dos aspectos teóricos, das vivências práticas na rede de serviços a saúde,
envolvendo professores, estudantes, compartilhadas com gestores e profissionais
dos serviços de saúde e usuários, o que viabilizará o desenvolvimento de práticas
colaborativas para o efetivo trabalho em equipe e atendimento integral.
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