Relato de experiência
Monitoria em Biofísica Aplicada a Fisioterapia
Palavras-chave:
Biofísica, Monitoria, Ensino, ExperiênciaResumo
Introdução: A biofísica é o estudo das ocorrências aplicadas aos organismos,destacando as funções nos organismos vivos, estudadas pelas leis da física teórica. Procura, portanto, explicar as associações entre os organismos vivos e o ambiente em que se relacionam. Consideram-se os estudos biofísicos, aos estudos comparativos da bioquímica e fisiologia, por exemplo, pois uma, de modo geral,pesquisa as funções biológicas aprofundadas pelas leis da química, enquanto a outra estuda as funções do organismo vivo, respectivamente. Na área da saúde, a biofísica compõe o conjunto de disciplinas do ciclo básico do curso de Fisioterapia. Uma das maneiras de fixar o conhecimento proporcionado aos discentes, é por meio da monitoria, uma atividade extra-classe, em que o monitor trabalha em conjunto com o docente para potencializar o ensino provido pela universidade. Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante as atividades de monitoria realizadas com estudantes de uma instituição pública de ensino. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina de Biofísica ministrada no primeiro período do curso de Graduação em Fisioterapia. Resultados:No período de março a setembro de 2019 foram realizados 72 encontros com o intuito de sanar dúvidas e explicar o conteúdo. Nesses encontros foram realizadas juntos com os alunos atividades de revisão em forma de estudos dirigidos, resumos, explicações e metodologia ativa. Essa experiência despertou habilidades teóricas e prática relacionadas à disciplina, auxiliando na mudança dos diversos métodos de aprendizado que cada aluno possui, levando em consideração as dificuldades enfrentadas no aprendizado de cada aluno. Relevância acadêmica: A realização de monitorias promove um ambiente de ensino, cujos benefícios se estendem aos discentes, docentes e monitores, consistindo numa troca de experiências e saberes. Para os discentes a monitoria facilita e maximiza o aprendizado, para os docentes, representa a capacidade de fragmentar as atividades; qualificar o aluno monitor à carreira acadêmica e para os monitores, vivências que o qualificam para aprofundar o conhecimento, praticar a docência e maior habilidade para desenvolver trabalhos em equipe. E ainda, a proposição de avaliação feita pelo monitor aos alunos visa avaliar as reais dificuldades e reduzir o índice de reprovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ione Maria de Matos, Styllon Ferreira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).