Relato de experiência

Monitoria em Biofísica Aplicada a Fisioterapia

Authors

  • Ione Maria de Matos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Styllon Ferreira dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Biofísica, Monitoria, Ensino, Experiência

Abstract

Introdução: A biofísica é o estudo das ocorrências aplicadas aos organismos,destacando as funções nos organismos vivos, estudadas pelas leis da física teórica. Procura, portanto, explicar as associações entre os organismos vivos e o ambiente em que se relacionam. Consideram-se os estudos biofísicos, aos estudos comparativos da bioquímica e fisiologia, por exemplo, pois uma, de modo geral,pesquisa as funções biológicas aprofundadas pelas leis da química, enquanto a outra estuda as funções do organismo vivo, respectivamente. Na área da saúde, a biofísica compõe o conjunto de disciplinas do ciclo básico do curso de Fisioterapia. Uma das maneiras de fixar o conhecimento proporcionado aos discentes, é por meio da monitoria, uma atividade extra-classe, em que o monitor trabalha em conjunto com o docente para potencializar o ensino provido pela universidade. Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante as atividades de monitoria realizadas com estudantes de uma instituição pública de ensino. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina de Biofísica ministrada no primeiro período do curso de Graduação em Fisioterapia. Resultados:No período de março a setembro de 2019 foram realizados 72 encontros com o intuito de sanar dúvidas e explicar o conteúdo. Nesses encontros foram realizadas juntos com os alunos atividades de revisão em forma de estudos dirigidos, resumos, explicações e metodologia ativa. Essa experiência despertou habilidades teóricas e prática relacionadas à disciplina, auxiliando na mudança dos diversos métodos de aprendizado que cada aluno possui, levando em consideração as dificuldades enfrentadas no aprendizado de cada aluno. Relevância acadêmica: A realização de monitorias promove um ambiente de ensino, cujos benefícios se estendem aos discentes, docentes e monitores, consistindo numa troca de experiências e saberes. Para os discentes a monitoria facilita e maximiza o aprendizado, para os docentes, representa a capacidade de fragmentar as atividades; qualificar o aluno monitor à carreira acadêmica e para os monitores, vivências que o qualificam para aprofundar o conhecimento, praticar a docência e maior habilidade para desenvolver trabalhos em equipe. E ainda, a proposição de avaliação feita pelo monitor aos alunos visa avaliar as reais dificuldades e reduzir o índice de reprovação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-20

How to Cite

MATOS, I. M. de .; SANTOS, S. F. dos . Relato de experiência: Monitoria em Biofísica Aplicada a Fisioterapia. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47855. Acesso em: 5 dec. 2025.