Monitoria em Educação Física para Pessoas com Deficiência
Palabras clave:
Monitoria, Processo ensino-aprendizagem, Pessoas com Deficiência, DocênciaResumen
A monitoria na respectiva disciplina tem visado ao discente monitor a oportunidade de
fortalecer seu conhecimento na atuação da Educação Física para Pessoas com Deficiência, além de acompanhar e participar das atividades estabelecidas no cronograma
da disciplina. Além disso, visa oportunizar a participação em atividades concernentes
ao ensino, possibilitando uma vivência prática pedagógica, estimulando o interesse pela
carreira docente. O monitor tem a função de melhorar a apreensão do conhecimento
pelos alunos que cursam a disciplina, por meio de práticas voltadas para a minimização
das dificuldades que alguns deles possuem no processo ensino-aprendizagem. A monitoria em Educação Física para Pessoas com Deficiência foi iniciada após processo
seletivo, que constou de uma prova teórica e entrevista, e seguinte à aprovação, foi
necessário o preenchimento e a entrega de documentação. Antes de iniciar as práticas
propriamente ditas, o monitor recebeu instruções de como deve atuar e auxiliar o professor nas mais diversas atividades. Em específico, a respectiva monitoria teve início
no mês de setembro de 2019, e tem sido realizado o auxílio ao professor-orientador
nas atividades da disciplina, tais como: ajuda na elaboração e mudanças no plano de
curso, colaboração em aulas práticas, montagem de listas, envio de informações sobre
trabalhos e atividades, entre outros. Os atendimentos com o monitor e aulas de monitoria direcionada aos alunos da disciplina ocorre uma vez por semana, em horário que
atende a todos os discentes. A experiência enquanto aluno monitor tem proporcionado
vivências singulares, bem como a aprofundamento no estudo de temas da disciplina.
Como isso, tem ocorrido aperfeiçoamento de conceitos já aprendidos durante a realização da disciplina em momento anterior. A interação com os alunos tem se dado tanto
durantes as aulas da disciplina, quanto pelo contato por e-mail e por aplicativos de
mensagens, bem como na disponibilização em horário extraclasse. Assim, a monitoria
vem permitindo o desenvolvimento da autonomia, do apoio e estímulo a uma interação
acadêmica e docente. Como produto, tem sido possível identificar que ela contribui no
contexto universitário com o incentivo à docência, com a ampliação de possibilidades
nos diferentes contextos de atuação profissional, e contribuído diretamente para a formação profissional e qualificação para atuar no ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Silvana Lopes Nogueira Lahr, Mateus Gonçalves da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).