Monitoria em Educação Física para Pessoas com Deficiência

Autores

  • Silvana Lopes Nogueira Lahr Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mateus Gonçalves da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Monitoria, Processo ensino-aprendizagem, Pessoas com Deficiência, Docência

Resumo

A monitoria na respectiva disciplina tem visado ao discente monitor a oportunidade de
fortalecer seu conhecimento na atuação da Educação Física para Pessoas com Deficiência, além de acompanhar e participar das atividades estabelecidas no cronograma
da disciplina. Além disso, visa oportunizar a participação em atividades concernentes
ao ensino, possibilitando uma vivência prática pedagógica, estimulando o interesse pela
carreira docente. O monitor tem a função de melhorar a apreensão do conhecimento
pelos alunos que cursam a disciplina, por meio de práticas voltadas para a minimização
das dificuldades que alguns deles possuem no processo ensino-aprendizagem. A monitoria em Educação Física para Pessoas com Deficiência foi iniciada após processo
seletivo, que constou de uma prova teórica e entrevista, e seguinte à aprovação, foi
necessário o preenchimento e a entrega de documentação. Antes de iniciar as práticas
propriamente ditas, o monitor recebeu instruções de como deve atuar e auxiliar o professor nas mais diversas atividades. Em específico, a respectiva monitoria teve início
no mês de setembro de 2019, e tem sido realizado o auxílio ao professor-orientador
nas atividades da disciplina, tais como: ajuda na elaboração e mudanças no plano de
curso, colaboração em aulas práticas, montagem de listas, envio de informações sobre
trabalhos e atividades, entre outros. Os atendimentos com o monitor e aulas de monitoria direcionada aos alunos da disciplina ocorre uma vez por semana, em horário que
atende a todos os discentes. A experiência enquanto aluno monitor tem proporcionado
vivências singulares, bem como a aprofundamento no estudo de temas da disciplina.
Como isso, tem ocorrido aperfeiçoamento de conceitos já aprendidos durante a realização da disciplina em momento anterior. A interação com os alunos tem se dado tanto
durantes as aulas da disciplina, quanto pelo contato por e-mail e por aplicativos de
mensagens, bem como na disponibilização em horário extraclasse. Assim, a monitoria
vem permitindo o desenvolvimento da autonomia, do apoio e estímulo a uma interação
acadêmica e docente. Como produto, tem sido possível identificar que ela contribui no
contexto universitário com o incentivo à docência, com a ampliação de possibilidades
nos diferentes contextos de atuação profissional, e contribuído diretamente para a formação profissional e qualificação para atuar no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

LAHR, S. L. N. .; SILVA, M. G. da . Monitoria em Educação Física para Pessoas com Deficiência. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47853. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)