Avaliação da efetividade de um aplicativo móvel no aprendizado de técnicas anestésicas para estudantes de odontologia

Autores/as

  • Paulla Soares Gonçalves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniel Leonídio Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rose Mara Ortega Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mônica Regina Pereira Senra Soarest Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Matheus Furtado de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carlos Eduardo Pinto de Alcântara Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Tecnologia, Anestesia Odontológica, Avaliação, Saúde

Resumen

Na odontologia, o ato de anestesiar exige do estudante e futuro profissional além do conhecimento técnico, grande destreza e segurança durante a realização das diferentes técnicas anestésicas. Por isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a autopercepção da segurança de alunos de odontologia ao realizar técnicas anestésicas e, através de um estudo piloto, a real efetividade de um aplicativo (Dental Simulator) que permite simulações de técnicas anestésicas. Um questionário foi aplicado a 104 acadêmicos, do quinto ao décimo período de graduação do curso de Odontologia da UFJF- campus GV, que responderam sobre a experiência prévia com anestesia (tipo, quantidade, sucesso, nível de dificuldade) e indicavam uma nota de 0 a 10 através de uma escala analógica visual sobre sua autopercepção da segurança para realizar cada técnica anestésica intrabucal. Em um estudo piloto, trinta alunos do 5° e 6° período, da mesma faculdade, foram questionados sobre sua autopercepção em relação a sua segurança para realizar a técnica infiltrativa da maxila antes e depois do aprendizado com o aplicativo. A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo 1-realizou primeiro o treinamento da técnica na maxila (método de ensino clássico) e Grupo 2- realizou primeiro treinamento no aplicativo. A técnica considerada mais fácil e mais difícil pela maioria dos acadêmicos foram a técnica de anestesia infiltrativa (63,3%) e o bloqueio do nervo alveolar inferior/lingual (73,3%), que receberam nota média 9,0 (DP = 1,5) e 7,3 (DP = 1,6) respectivamente. Em relação à comparação dos dois métodos de ensino em estudo, em ambos a nota média antes da aplicação de cada método aumentou, de 3,5 (DP = 1,6) para 5,8 (DP = 1,0) no grupo que fez o treinamento no aplicativo e de 3,0 (DP= 1,5) para 6,2 (DP = 1,4) para grupo que fez o treinamento da técnica. Sendo assim, considerando as limitações de um estudo piloto, conclui-se ambos os métodos de ensino, tradicional aprendizado da técnica aluno a aluno e uso do aplicativo para aprendizado prévio, aumentam a segurança dos alunos. Novos estudos com amostras maiores e métodos de avaliação objetiva são importantes para elucidar como simuladores de anestesia podem melhorar o aprendizado em Odontologia. 

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Publicado

2025-05-14

Cómo citar

GONÇALVES, P. S. . .; QUEIROZ, D. L. . .; ORTEGA, R. M. .; SOAREST, M. R. P. S. . . .; CARVALHO, M. F. de . .; ALCÂNTARA, C. E. P. de . . Avaliação da efetividade de um aplicativo móvel no aprendizado de técnicas anestésicas para estudantes de odontologia. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47514. Acesso em: 5 dic. 2025.

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