Avaliação da efetividade de um aplicativo móvel no aprendizado de técnicas anestésicas para estudantes de odontologia
Keywords:
Tecnologia, Anestesia Odontológica, Avaliação, SaúdeAbstract
Na odontologia, o ato de anestesiar exige do estudante e futuro profissional além do conhecimento técnico, grande destreza e segurança durante a realização das diferentes técnicas anestésicas. Por isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a autopercepção da segurança de alunos de odontologia ao realizar técnicas anestésicas e, através de um estudo piloto, a real efetividade de um aplicativo (Dental Simulator) que permite simulações de técnicas anestésicas. Um questionário foi aplicado a 104 acadêmicos, do quinto ao décimo período de graduação do curso de Odontologia da UFJF- campus GV, que responderam sobre a experiência prévia com anestesia (tipo, quantidade, sucesso, nível de dificuldade) e indicavam uma nota de 0 a 10 através de uma escala analógica visual sobre sua autopercepção da segurança para realizar cada técnica anestésica intrabucal. Em um estudo piloto, trinta alunos do 5° e 6° período, da mesma faculdade, foram questionados sobre sua autopercepção em relação a sua segurança para realizar a técnica infiltrativa da maxila antes e depois do aprendizado com o aplicativo. A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo 1-realizou primeiro o treinamento da técnica na maxila (método de ensino clássico) e Grupo 2- realizou primeiro treinamento no aplicativo. A técnica considerada mais fácil e mais difícil pela maioria dos acadêmicos foram a técnica de anestesia infiltrativa (63,3%) e o bloqueio do nervo alveolar inferior/lingual (73,3%), que receberam nota média 9,0 (DP = 1,5) e 7,3 (DP = 1,6) respectivamente. Em relação à comparação dos dois métodos de ensino em estudo, em ambos a nota média antes da aplicação de cada método aumentou, de 3,5 (DP = 1,6) para 5,8 (DP = 1,0) no grupo que fez o treinamento no aplicativo e de 3,0 (DP= 1,5) para 6,2 (DP = 1,4) para grupo que fez o treinamento da técnica. Sendo assim, considerando as limitações de um estudo piloto, conclui-se ambos os métodos de ensino, tradicional aprendizado da técnica aluno a aluno e uso do aplicativo para aprendizado prévio, aumentam a segurança dos alunos. Novos estudos com amostras maiores e métodos de avaliação objetiva são importantes para elucidar como simuladores de anestesia podem melhorar o aprendizado em Odontologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Paulla Soares Gonçalves, Daniel Leonídio Queiroz, Rose Mara Ortega, Mônica Regina Pereira Senra Soarest, Matheus Furtado de Carvalho, Carlos Eduardo Pinto de Alcântara

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).