ESTUDO DESCRITIVO DA OCORRÊNCIA DE HANSENÍASE NA MACRORREGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS, 2015 E 2021.
Palabras clave:
Hanseníase, Epidemiologia Descritiva, Sistema de Informação em SaúdeResumen
INTRODUÇÃO A Hanseníase é uma doença infecciosa incapacitante causada pela Mycobacterium Leprae, sendo transmitida pelo contato próximo e prolongado com pessoas que estão na fase multibacilar da patologia por meio de secreções do nariz e gotículas de saliva. OBJETIVO Nortear a vigilância epidemiológica da hanseníase na macrorregião Leste de Minas Gerais e auxiliar na construção de conhecimento de qualidade entre os profissionais de saúde. METODOLOGIA Estudo observacional descritivo conduzido a partir dos dados disponibilizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e pelo Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS). Foi descrita a taxa de detecção da doença, que também foi analisada segundo sexo, idade inferior a 15 anos e casos de hanseníase grau II.RESULTADOS E DISCUSSÃO No período estudado, a Macrorregião Leste de Saúde obteve 1.049 casos confirmados de Hanseníase do total de 8.948 em Minas Gerais, equivalente a 11,7% do total de casos. Observa-se que a taxa de detecção (TD) por 100.000 habitantes na população geral reduziu de 23,8 em 2015 para 12,7 em 2017. Por outro lado, a TD em menores de 15 anos apresentou queda entre 2017 e 2021, enquanto que a TD de Hanseníase Grau II de deformidade aumentou de 2017 a 2019. Quanto à variável sexo, observou-se que há maior ocorrência em homens comparado às mulheres, já quanto à escolaridade, nota-se que do total de 1051 casos, 436 dos pacientes possuem baixa escolaridade, o que equivale a 41,4% do total. Nota-se, portanto, que as taxas indicadas refletem as condições de vida da população e o acesso ao desenvolvimento econômico e dos segmentos da atenção à saúde. A detecção de casos, por sua vez, está intrinsecamente associada à capacidade de operação do sistema de vigilância da doença. CONSIDERAÇÕES FINAIS Sabe-se que a hanseníase é uma doença que causa maior taxa de incapacidade do que morte, revelando a importância do diagnóstico precoce, o que pode ser avaliado pela taxa de detecção. Assim, para tornar o prognóstico favorável, é imprescindível a capacitação de profissionais da saúde no rastreio de pessoas possivelmente infectadas até o tratamento adequado, analisando sempre os fatores socioeconômicos envolvidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Gabriela Sousa Leandro, Weslley Augusto Pessanha Da Rocha Gomes, Rivadávia Fernandes da Silva Neto, Yara de Oliveira Pena, Waneska Alexandra Alves, Maria de Fátima Aldred Pinto Iasbik

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).