EPI - OBS

Observatório de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS

Autores/as

  • Alexandra Paiva Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Eulilian Dias de Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mabel Miluska Suca Salas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Waneska Alexandra Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Débora de Souza Pazini Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Letícia Meyer Ulhôa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mellyssa Cota Elias Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Epidemiologia, Educação em Saúde, Informativos Epidemiológicos, Análise de Situação de Saúde

Resumen

O EPI- OBS visa apoiar os espaços institucionais da vigilância epidemiológica (VE) e articulação entre atores envolvidos na análise de dados e geração de informação de relevância epidemiológica, que apoiem a definição de ação estratégica para prevenção e controle de doenças em GV. Fortalece as ações de VE, permitindo conhecer o comportamento de doença e agravo, oportunizando a análise e interpretação dos dados, recomendação de ação de prevenção e controle. O objetivo é promover espaço de reflexão e análise crítica do cenário epidemiológico de GV. Pretende-se fomentar o pensamento crítico-reflexivo sobre o impacto do trabalho de notificação no nível local para a robustez dos Sistemas de Informação em Saúde; instrumentalizar os acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia para a análise de dados de saúde e para a elaboração de informativos sobre a situação de saúde do território, preparando-os para atuação pautada nas necessidades de saúde do território no Sistema Único de Saúde. O EPI-OBS integra pesquisa e extensão, permitindo o entendimento da problemática em saúde mediante o uso do método epidemiológico científico associado à inserção acadêmica nos diversos cenários epidemiológicos e social da comunidade valadarense. Utilizam-se ações extensionistas como os seminários de reflexão e discussão acerca da realidade epidemiológica e ações de prevenção, controle e promoção da saúde. Tais ações são e serão produtos da aplicabilidade do conhecimento científico à realidade
social, promovendo a construção de estratégias de intervenção, a melhoria da capacidade de decisão e a transformação da sociedade, que transcendem à mera divulgação do conhecimento científico produzido pela universidade. Ao início de cada semestre ocorre encontro entre orientadores e representante da SMS para discussão e seleção das doenças/agravos de relevância epidemiológica A partir daí tem início o trabalho dos alunos envolvidos no projeto, com a revisão da literatura para contextualização da situação epidemiológica em nível mundial, nacional e regional. A coleta e posterior análise dos dados disponibilizados no SINAN e SMS é realizada pelos alunos, com supervisão dos orientadores. São construídos Informes Epidemiológicos, incluindo recomendações de ações de intervenção. Foram produzidos e publicados pela Secretaria de Saúde: Sífilis Adquirida, Sífilis Congênita, Sífilis em Gestantes, Hanseníase, Investigação de Óbitos Evitáveis e LV, Hanseníase em Menores de 15 anos e Coinfecção Tb-HIV. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

ARAÚJO, A. P. .; FREITAS, E. D. de .; SALAS, M. M. S. .; ALVES, W. A. .; PAZINI, D. de S. .; ULHÔA, L. M. .; ELIAS, M. C. . EPI - OBS: Observatório de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48180. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>