Acompanhando a Agenda das Nações Unidas (ONU – 2030) Para o Desenvolvimento Sustentável na Cidade Governador Valadares
Palabras clave:
ODS, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Direitos HumanosResumen
Introdução: O projeto em questão, tendo em vista o comprometimento do Brasil com a política internacional assumido por meio de uma agenda de desenvolvimento sustentável comum (Agenda 2030), buscou-se trazer tal temática para a realidade local ao estreitar sua linha de execução com a comunidade, abordando temas que envolvem educação ambiental e a temática de outros ODS com a comunidade escolar da rede pública de ensino, isto é, alunos, pais, responsáveis e relacionados, bem como para grupos e associações que tratam da coleta e reciclagem de resíduos sólidos na cidade. Objetivos: construção de mecanismos de monitoramento e acompanhamento da Agenda 2030 dos ODS, fomentar a discussão sobre temas relacionados ao meio ambiente e impactar no processo de ensino-prendizagem, de modo a criar e capacitar agentes multiplicadores da temática. Metodologia:pesquisas bibliográficas para estabelecer momentos de debate, além de palestras e cursos de capacitação a fim de difundir o tema e fortalecer a temática para os agentes multiplicadores. Resultados: Verificou-se como frutífera a atuação junto às escolas.Apesar de uma abordagem insuficiente e até ausente acerca do assunto dos ODS ou da própria educação ambiental no ambiente escolar, as diretorias, professores e alunos demonstraram muito interesse. A partir da aplicação de questionários, delimitou-se os assuntos mais importantes a se tratar no ambiente escolar, disso foram feitas apresentações para familiarização com o tema e promoção de oficinas para trabalho das questões ambientais de forma interativa. Quanto à atuação junto aos grupos de coleta de recicláveis, através do compartilhamento de experiências, foi possível conhecer o funcionamento e as relações interpessoais desse meio, além de trabalhar o conhecimento de métodos sustentáveis e questões relativas à educação ambiental. Conclusão: o trabalho com as escolas se mostrou bastante produtivo, mas ainda há a necessidade de aperfeiçoamento no trato de questões de educação ambiental, até mesmo para o cumprimento do PNED e a formação de agentes multiplicadores. Quanto ao trabalho nos depósitos de reciclagem, apesar de inicial, percebe-se a importância da troca de vivências e conhecimento para desenvolvimento de uma nova vertente dentro do projeto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Bráulio de Magalhães Santos, Beatriz Oliveira Pena, Bruno Carneiro de Paula, Gabriel Tupini Pereira, João Henrique Dias de Freitas, Larissa Vieira Silva, Lucas Teixeira Aguiar, Patrick Barbosa de Souza, Valéria Pereira da Silva, Yasmim Rodrigues Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).