Acompanhando a Agenda das Nações Unidas (ONU – 2030) Para o Desenvolvimento Sustentável na Cidade Governador Valadares

Authors

  • Bráulio de Magalhães Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Beatriz Oliveira Pena Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruno Carneiro de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriel Tupini Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • João Henrique Dias de Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa Vieira Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lucas Teixeira Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Patrick Barbosa de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Valéria Pereira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yasmim Rodrigues Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

ODS, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos

Abstract

Introdução: O projeto em questão, tendo em vista o comprometimento do Brasil com a política internacional assumido por meio de uma agenda de desenvolvimento sustentável comum (Agenda 2030), buscou-se trazer tal temática para a realidade local ao estreitar sua linha de execução com a comunidade, abordando temas que envolvem educação ambiental e a temática de outros ODS com a comunidade escolar da rede pública de ensino, isto é, alunos, pais, responsáveis e relacionados, bem como para grupos e associações que tratam da coleta e reciclagem de resíduos sólidos na cidade. Objetivos: construção de mecanismos de monitoramento e acompanhamento da Agenda 2030 dos ODS, fomentar a discussão sobre temas relacionados ao meio ambiente e impactar no processo de ensino-prendizagem, de modo a criar e capacitar agentes multiplicadores da temática. Metodologia:pesquisas bibliográficas para estabelecer momentos de debate, além de palestras e cursos de capacitação a fim de difundir o tema e fortalecer a temática para os agentes multiplicadores. Resultados: Verificou-se como frutífera a atuação junto às escolas.Apesar de uma abordagem insuficiente e até ausente acerca do assunto dos ODS ou da própria educação ambiental no ambiente escolar, as diretorias, professores e alunos demonstraram muito interesse. A partir da aplicação de questionários, delimitou-se os assuntos mais importantes a se tratar no ambiente escolar, disso foram feitas apresentações para familiarização com o tema e promoção de oficinas para trabalho das questões ambientais de forma interativa. Quanto à atuação junto aos grupos de coleta de recicláveis, através do compartilhamento de experiências, foi possível conhecer o funcionamento e as relações interpessoais desse meio, além de trabalhar o conhecimento de métodos sustentáveis e questões relativas à educação ambiental. Conclusão: o trabalho com as escolas se mostrou bastante produtivo, mas ainda há a necessidade de aperfeiçoamento no trato de questões de educação ambiental, até mesmo para o cumprimento do PNED e a formação de agentes multiplicadores. Quanto ao trabalho nos depósitos de reciclagem, apesar de inicial, percebe-se a importância da troca de vivências e conhecimento para desenvolvimento de uma nova vertente dentro do projeto.

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Published

2025-05-20

How to Cite

SANTOS, B. de M. .; PENA, B. O. .; PAULA, B. C. de .; PEREIRA, G. T. .; FREITAS, J. H. D. de .; SILVA, L. V. .; AGUIAR, L. T. .; SOUZA, P. B. de .; SILVA, V. P. da .; SOUZA, Y. R. . Acompanhando a Agenda das Nações Unidas (ONU – 2030) Para o Desenvolvimento Sustentável na Cidade Governador Valadares. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48169. Acesso em: 5 dec. 2025.

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