Análise dos fatores de risco associados ao óbito por leishmaniose visceral em Governador Valadares, Minas Gerais
estudo de Caso-Controle
Palabras clave:
Leishmaniose visceral, caso-controle, ÓbitoResumen
A leishmaniose visceral (LV) é uma doença de curso crônico e acometimento sistêmico. Governador Valadares (GV) é área endêmica com elevada letalidade, no estado de Minas Gerais. A pesquisa estudou fatores de risco associados aoóbito por LV com dados não nominais do Sistema de Informação de Agravos deNotificação (SINAN) de Governador Valadares, de 2008 a 2017.Foi realizado estudoepidemiológico do tipo caso-controle não pareado, houve 197 casos, 153 comevolução para cura (controles) e 32 para óbito (casos). Estudou-se as variáveis:sexo - faixa etária - escolaridade - raça - zona de residência - dados clínicos(aumento do fígado, aumento do baço, febre, fenômenos hemorrágicos, raqueza,edema, emagrecimento, icterícia, palidez, quadro infeccioso, tosse ou diarreia) -coinfecção com HIV - droga inicial administrada - e outra droga utilizada na falênciado tratamento inicial. Os dados foram analisados no software EpiInfo 7.2. Utilizou-sea medida de associação odds ratio (OR), intervalo de confiança de 95% (IC95%), testequi-quadrado para variáveis categóricas, o teste t-Student para variáveis numéricas e o nível de significância de p MENOR 0,05. A letalidade foi de 17,3%. Comparou-se 32 casos com 153 controles (razão 1:4,8). A faixa etária de 50 anos ou mais apresentou maior chance de evolução para óbito (OR=3,2 - IC95% 1,1-9,6 - p=0,02). Não houve associação causal para ir a óbito com as variáveis: sexo, escolaridade - raça - e zona de residência. Houve associação para as variáveis: aumento do fígado, aumento do baço, febre, fenômenos hemorrágicos, fraqueza, edema, emagrecimento, icterícia, quadro infeccioso, tosse ou diarreia, coinfecção por HIV - droga inicial administrada - e outra droga utilizada na falência do tratamento inicial. A palidez apresentou-se como fator protetor (OR=0,4 - IC95% 0,2-0,9 - p=0,2). Os resultados do estudo foram destoantes da literatura científica sobre os fatores de risco para evoluir para óbito. Comorbidades, coinfecções e os processos hemorrágicos são os principais fatores associados à morte na LV. Idade superior a 50 anos foi evidenciado como fator de risco neste estudo. O sinal clínico palidez como um fator protetor ao óbito chama atenção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alexandra Paiva Araújo Vieira, Leonardo Assis De Castro, Paula Costa Machado, Rachel Campos Ornelas, Waneska Alexandra Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).