Implementação de uma Rede de Mobilização Social em Dengue e Identificação de Fatores de Risco Adicionais à Dengue Grave em Governador Valadares-MG

Autores/as

  • Thiago Vinicius Ávila Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Alexandra Paiva Araújo Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Geovana Kloss Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Iara Arruda dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luana Ribeiro Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yan Oliveira Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Katiuscia Cardoso Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rômulo Batista Gusmão Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Dengue, Mobilização social, Capacitação, Prevenção

Resumen

A dengue é uma arbovirose importante: no Brasil, entre 2010-2015 mais de 2,6 milhões de casos e 3000 mortes foram notificados. Em Governador Valadares, a doença é endêmica, com 2905 casos suspeitos e um índice de infestação do Aedes aegypti de 9,7% em 2017. Sendo assim, políticas de prevenção e controle com foco no combate ao vetor e no desenvolvimento de ações educativas têm sido adotadas sem sucesso pleno. Com o objetivo de implementar uma estratégia inovadora que estimule a participação efetiva da comunidade em ações que contribuam para o controle da dengue, concretizadas numa rede de mobilização social, foram desenvolvidas seis oficinas com foco nas equipes de saúde das unidades de atenção primária da cidade e nos atores locais das respectivas comunidades. As oficinas foram aplicadas durante um período de 6 meses, uma por mês, sendo que no intervalo entre elas as equipes levaram o conteúdo ao restante da comunidade incluída nos territórios de suas ESFs, por meio de metodologias ativas. Os temas foram: 1) Delineando o território local, seus atores e equipamentos sociais; 2) Delineando agendas a partir da problematização: o propósito da rede local; 3 e 4)Os processos de trabalho: como tornar ativa a rede local; 5) Definindo a identidade da rede local e seu horizonte estratégico; e 6) Definindo o modelo lógico para a implementação. Objetivos: implementar uma estratégia inovadora para o controle do vetor no município de Governador Valadares, de forma efetiva e permanente: uma rede de mobilização social. Resultados: foram aplicadas as seis oficinas a 33 representantes das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASFs) do município, capazes de expandir a ação às suas respectivas comunidades. A estratégia teve como meta colocar o indivíduo como protagonista de sua saúde, tornando-o capaz de identificar e buscar as soluções adequadas para os principais problemas de seu território, relacionados ao combate ao vetor da dengue. Conclui-se que a articulação de uma rede de mobilização social pode ser capaz de superar as limitações do modelo educativo pontual e verticalizado, tornando-se um importante causa de engajamento das equipes de saúde. Sugere-se que esse modelo seja repetido em demais localidades endêmicas em arboviroses, de modo que as ações educativas de prevenção e controle promovam a participação ativa dos diversos segmentos da sociedade organizada e da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

ÁVILA, T. V. .; VIEIRA, A. P. A. .; KLOSS, G. .; SANTOS, I. A. dos .; SILVEIRA, L. R. .; PEREIRA, Y. O. .; RODRIGUES, K. C. .; GUSMÃO, R. B. . Implementação de uma Rede de Mobilização Social em Dengue e Identificação de Fatores de Risco Adicionais à Dengue Grave em Governador Valadares-MG. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48026. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>