Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências

produções e vivências

Autores

  • Yanes Brum Bello Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • André Inácio Nunes Ramos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriel Lima Martins Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Heloiza Castilhoni Belique Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luana Ribeiro Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Marco Antônio Anacleto Rolim Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Mellyssa Cota Elias Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Miguel de Oliveira Lima Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Henrique Oliveira Lima Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Weverton Henrique Verdan Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Neurologia, Educação Médica

Resumo

A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências tem por objetivo orientar os alunos
da área da saúde nos estudos dos distúrbios do sistema nervoso, contribuindo com
sua formação acadêmica e aplicação nos âmbitos da pesquisa, ensino e extensão,
e devolver à comunidade os conhecimentos obtidos. Visa trabalhar o atendimento
ao paciente com doença neurológica e/ou transtorno mental, em todos os níveis de
atenção no âmbito do SUS, buscando a formação de um profissional que atue no
processo saúde-doença de modo integral, humanista, crítico e seguindo princípios
éticos. As atividades se baseiam no referencial teórico-metodológico das Diretrizes
Curriculares Nacionais de 2014 e nas propostas de Educação em saúde de Paulo
Freire, fazendo a ligação entre academia e a população. No período de 2018 a 2019
foram organizados 07 eventos de Educação Popular em Saúde realizadas em 06
ESFs e 01 escola estadual. As ações envolveram a conscientização em grupos
operativos e alunos do ensino médio quanto à promoção de saúde e prevenção das
principais síndromes neurológicas que afetam a população, alcançando diretamente
cerca de 200 pessoas. Quanto ao eixo pesquisa, foram apresentados 09 trabalhos
em Congressos científicos médicos e desenvolvido um aplicativo para smartphones
com perguntas e respostas sobre os principais temas da neurologia. Foi organizado
um Simpósio Regional e cursos para o público médico e acadêmico sobre
Neuroimagem e síndromes neurológicas na atenção básica. Diversas campanhas
de conscientização à população foram realizadas por meio digital e presencial. Ademais, os ligantes participaram de encontros teóricos e atividades práticas
voltados para o atendimento qualificado e humanizado, pautado nas Diretrizes
Curriculares. As atividades desenvolvidas pela liga são de fundamental importância
à formação médica, pois permite que o aluno rompa paradigmas curriculares
tradicionais e tenha contato com a comunidade em diversas oportunidades.
O ligante adquire engajamento maior com as questões sociais que o circunda e
maior sensibilidade as necessidades da população e da comunidade, indo além do
conhecimento teórico da academia. Dessa forma, as atividades ampliam o senso
crítico e raciocínio científico do aluno, agregando valores à formação acadêmica e
pessoal. Além disso, a liga proporciona e incentiva o desenvolvimento de atividades
que enriqueçam a parte curricular acadêmica, através de pesquisa, ensino e
extensão e consequentemente a popularização da UFJF-GV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

BELLO, Y. B. .; RAMOS, A. I. N. .; MARTINS, G. L. .; BELIQUE, H. C. .; SILVEIRA, L. R. .; ROLIM, M. A. A. .; ELIAS, M. C. .; LIMA, M. de O. .; LIMA, P. H. O. .; VERDAN, W. H. . Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências: produções e vivências. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47915. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)