Sala de Espera

enfoque em Pacientes com Diabetes Tipo 2 Atendidos na Clínica Escola

Autores/as

  • Daniela Corrêa Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Anete Santana Valente Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Cristina de Albuquerque Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Felipe Alves de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carolina Aparecida de Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Raquel Teixeira Vigiani Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Diabetes tipo 2, Sala de espera, Educação em saúde

Resumen

A sala de espera constitui um momento propício para que haja a realização de processos de educação nutricional, que pode ser muito útil para pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2), possibilitando a compreensão de maneira simples e didática de temáticas importantes, para o estímulo ao autocuidado e a adesão ao tratamento. O diabetes mellitus tipo 2 é uma doença crônica não transmissível, de causa multifatorial e que tem aumentado exacerbadamente, tornando-se um problema de saúde pública e preocupação constante da atenção básica. O objetivo do presente projeto é desenvolver ações sistemáticas de caráter nutricionais e educativas, visando à promoção da saúde e prevenção de agravos dos usuários com Diabetes tipo 2. A equipe de educação em saúde composta por professores, técnicos em educação e alunos de graduação do curso de Nutrição da UFJF – Campus Governador Valadares desenvolveram atividades de educação nutricional para pacientes com Diabetes Mellitus (beneficiários da ação), durante o horário de espera de seu atendimento abordando assuntos essenciais para o controle e prevenção de agravos desses pacientes. Para a ação, foi realizado planejamento da ação e elaboradas estratégias e materiais didáticos, de acordo com a necessidade de cada tema. Após as ações na sala de espera, foram realizadas avaliações crítico-reflexiva do trabalho desenvolvido em reuniões com a equipe. Neste projeto pôde-se perceber que após as metodologias utilizadas como murais informativos, pequenas orientações nutricionais envolvendo o consumo de macronutrientes, os participantes compreenderam a abordagem e enriqueceram esta troca de conhecimentos com experiências vivenciadas por eles em relação ao tema exposto. Portanto conclui-se que a interação com os pacientes diabéticos nos momentos em que foram realizadas as salas de espera apresentou-se bastante produtiva, onde os mesmos sentiram-se confortáveis para elencaram e sanar diversas dúvidas em relação aos temas abordado, enriquecendo as atividades desenvolvidas.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

FERREIRA, D. C. .; VALENTE, M. A. S. .; BARBOSA, M. C. de A. .; ALMEIDA, F. A. de .; SOUSA, C. A. de .; VIGIANI, R. T. . Sala de Espera: enfoque em Pacientes com Diabetes Tipo 2 Atendidos na Clínica Escola. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48002. Acesso em: 5 dic. 2025.

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