PET-Saúde Interprofissionalidade grupo 5 (Novo Horizonte e Vitória)

Autores/as

  • Daniela Corrêa Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ludimila Forechi Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gleice Kelly de Assunção Patrício Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Kwetelly Sampaio Oliveira de Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ivone Neves de Souza Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carmen Rita Augusto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Alana Pinel Valério Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruna Batista Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Denise Costa Moura Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa de Freitas Livramento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ricardo Murilo Tótaro Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Tatiana Martins de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Amanda Alves Ramos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

PET-Saúde, Interprofissional, Vitória, Novo Horizonte, Grupo 5

Resumen

O presente Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)
Interprofissional 2019, compõem um conjunto de ações do Plano para a
Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil. Tem como objetivo
inserir os acadêmicos em atividades práticas no âmbito da saúde pública de
forma a utilizar metodologias para analisar os problemas existentes de forma
interprofissional. Dos cinco grupos existentes do programa na UFJF-GV o grupo
5 é responsável pelas ESFS Novo Horizonte e Vitória, conhecendo-as, realizando
territorialização, diagnóstico situacional e intervenções. Afim de que esses
objetivos sejam alcançados, as metodologias utilizadas são diversas: café mundial,
visitas nas ESFS, participações nos trabalhos dos profissionais de saúde, reuniões
semanais entre discentes, docentes e colaboradores externos, aplicação de

questionários, visitas domiciliares, recursos online, dentre outros. Com isso, gera-
se um debate sobre as situações entre os discentes, docentes, profissionais de

saúde e comunidade no intuito de realizar intervenções com propósito explícito de
melhorar a colaboração interprofissional na saúde, para o bem estar dos pacientes e dos profissionais que executam ações para melhoria do sistema público. Assim,
o programa realiza ações de integração de ensino-serviço-comunidade que é um
dos principais objetivos das faculdades públicas. Dessa forma, possui grande
importância na graduação, pois é uma das poucas oportunidades que os discentes
possuem de interagir, analisar e decidir com acadêmicos de outros cursos da saúde
por meio da troca de saberes e experiências ações no nosso campo prático e foco
comuns que é sistema de saúde e o usuário.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

FERREIRA, D. C. .; FORECHI, L. .; PATRÍCIO, G. K. de A. .; SOUSA, K. S. O. de .; SILVA, I. N. de S. .; AUGUSTO, C. R. .; VALÉRIO, A. P. .; BATISTA, B. .; MOURA, D. C. .; LIVRAMENTO, L. de F. .; LOPES, R. M. T. .; SOUZA, T. M. de .; RAMOS, A. A. . PET-Saúde Interprofissionalidade grupo 5 (Novo Horizonte e Vitória). Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47908. Acesso em: 5 dic. 2025.

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