A história do Direito vista pelo processo de constitucionalização brasileiro.
avanços, descontinuidades e rupturas e a (des)construção do parlamentarismo no brasil imperial
Palavras-chave:
Separação de poderes, Parlamentarismo, Brasil ImperialResumo
No Brasil Imperial a relação entre o monarca e o parlamento foi marcada por inúmeros conflitos relacionados às atribuições e aos limites da autoridade de cada um na esfera política. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o sistema de governo imprimido na Constituição de 1824 e o exercício do poder político nos 67 anos de sua vigência. Para isso, cumpre elaborar uma análise dos traços básicos do parlamentarismo e presidencialismo, haja vista a preponderância dessas duas espécies de organização do poder político na democracia ocidental. Mais especificamente, a investigação acerca da existência do parlamentarismo no Brasil Império toma por critério a separação de poderes e a análise do texto constitucional vigente pela ótica da história das instituições jurídicas, de modo a evidenciar como a distribuição e organização dos poderes possibilitava a participação e representação políticas do cidadão brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wagner Botelho Prates, Adamo Dias Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).