Reatividade sorológica a proteínas recombinantes do Mycobacterium leprae e potencial aplicação para o diagnóstico precoce da hanseníase
Palabras clave:
Hanseníase, Proteínas recombinantes, DiagnósticoResumen
A hanseníase é uma patologia infectocontagiosa crônica e curável, porém, apesar da implementação do tratamento com poliquimioterapia, continua sendo um grave problema de saúde pública. A doença manifesta-se clinicamente num espectro de alterações dermatoneurológicas, com diferentes padrões de resposta imune. Até os dias atuais, o diagnóstico da hanseníase é baseado no exame clínico dermatoneurológico, sendo complementado com baciloscopia e histologia, dificultando o diagnóstico precoce. O desenvolvimento de um teste sorológico específico e sensível é de fundamental importância para o diagnóstico na fase inicial da doença, favorecendo a interrupção da cadeia de transmissão e prevenção de sequelas. Neste trabalho, foi investigada, através do método de ELISA, a reatividade de soros de pacientes com hanseníase, soros de contatos intradomiciliares e soros de indivíduos saudáveis, frente a quatro proteínas recombinantes específicas do M. leprae (ML0405, ML2055, ML2331 e Ag85B). Os resultados obtidos mostram que pacientes MB apresentaram maior produção de IgG em relação ao grupo controle sadio (CS), para todos os antígenos testados; pacientes MB tiveram maior produção de IgG e IgM frente a ML0405 e Ag85B, respectivamente, quando comparados com o grupo de pacientes PB e com os grupos de contatos PB e MB. O grupo formado por contatos de pacientes MB mostrou níveis de IgG aumentados frente aos antígenos ML2055 e ML0405, em comparação ao grupo CS. Os níveis séricos de IgM foram maiores no grupo de contatos MB em comparação ao grupo CS, frente aos antígenos ML2055 e Ag85B. Níveis aumentados de anticorpos IgM para o antígeno ML2331 foram detectados no grupo MB em relação ao grupo CS. Em conjunto, os resultados sugerem que um teste sorológico utilizando os antígenos ML0405, ML2331, ML2055 e Ag85b poderá ser desenvolvido como instrumento auxiliar no diagnóstico da hanseníase. Medidas preventivas como acompanhamento e quimioprofilaxia poderiam ser implementadas no grupo de contatos intradomiciliares soropositivos. APOIO: FAPEMIG.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Patrícia Zandim, Sarah Miholo, Pedro H.F. Marçal, Henique Teixeira, Lucia Alves de Oliveira Fraga

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).